Rodrigo Vieira   |   11/03/2025 18:29
Atualizada em 11/03/2025 18:30

Unav busca ajuda de outras operadoras para passageiros da ViagensPromo

Grupo de agentes emitiu comunicado no último domingo (9) reconhecendo a fragilidade da situação

PANROTAS / Emerson Souza
Duda Slud, diretor de Relacionamento de Mercado da Unav
Duda Slud, diretor de Relacionamento de Mercado da Unav

A Unav diz que busca soluções para auxiliar agentes de viagens a encarar a crise da ViagensPromo: apoio de outras operadoras e suporte jurídico.

Formado por mais de 1,3 mil empresas, o grupo é um dos principais parceiros da operadora, que nas últimas semanas viu a grande maioria dos funcionários se despedir e está em plena força-tarefa para honrar as viagens adquiridas por suas agências parceiras.

Contudo, a situação se agravou desde o carnaval. Hoje, um dos últimos diretores remanescentes na operadora, Rafael Ortiz, anunciou sua despedida. No último domingo, a Unav emitiu um comunicado abordando a situação:

"UNAVERS,
Estamos em contato constante com o (Renato) Kido. Como é de conhecimento do mercado a VP (ViagensPromo) está passando por dificuldades. Neste final de semana o fluxo de caixa se agravou e pelo menos para as entradas de hoje será necessário que cada agência tenha e execute um plano B.
Sugerimos o mesmo para amanhã e depois.
A ViagensPromo segue buscando soluções. Infelizmente no domingo está sem interlocutores para as soluções imediatas.
Seguimos aqui tentando ajudar de todas as formas que podemos."

Comunicado Unav, emitido no último domingo (9)

Dois dias depois, nesta terça-feira de Fórum PANROTAS 2025, o diretor de Relacionamento com o Mercado da Unav, Duda Slud, confirmou a situação. O agente de viagens curitibano diz que a recomendação da Unav no momento é que as agências envolvidas procurem assistência jurídica e busquem honrar o compromisso com os clientes.

Ajuda de outras operadoras

Slud diz que a Unav está recorrendo a outras operadoras parceiras para socorrer os unavers mais afetados. Na negociação, as operadoras arcariam com os passageiros da ViagensPromo e parcelariam o pagamento da maneira mais elástica possível, para dar respiro ao caixa dos agentes de viagens mais severamente lesados.

"Tudo o que está dentro da alçada da Unav está sendo feito com respeito e dedicação às agências. Estamos tentando protegê-las de qualquer dano maior, mesmo sabendo que danos acontecerão."

Aconselhamento jurídico

Slud acrescenta que os líderes Unav estão dialogando com escritório de advocacia para realizar uma consulta aberta e sem custos para as agências de viagens lesadas, de maneira que possam tirar dúvidas.

A PANROTAS tenta contato com Renato Kido, diretor da ViagensPromo, e assim que obtiver retorno, atualiza esta notícia.

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