Unav busca ajuda de outras operadoras para passageiros da ViagensPromo
Grupo de agentes emitiu comunicado no último domingo (9) reconhecendo a fragilidade da situação

A Unav diz que busca soluções para auxiliar agentes de viagens a encarar a crise da ViagensPromo: apoio de outras operadoras e suporte jurídico.
Formado por mais de 1,3 mil empresas, o grupo é um dos principais parceiros da operadora, que nas últimas semanas viu a grande maioria dos funcionários se despedir e está em plena força-tarefa para honrar as viagens adquiridas por suas agências parceiras.
Contudo, a situação se agravou desde o carnaval. Hoje, um dos últimos diretores remanescentes na operadora, Rafael Ortiz, anunciou sua despedida. No último domingo, a Unav emitiu um comunicado abordando a situação:
"UNAVERS,
Comunicado Unav, emitido no último domingo (9)
Estamos em contato constante com o (Renato) Kido. Como é de conhecimento do mercado a VP (ViagensPromo) está passando por dificuldades. Neste final de semana o fluxo de caixa se agravou e pelo menos para as entradas de hoje será necessário que cada agência tenha e execute um plano B.
Sugerimos o mesmo para amanhã e depois.
A ViagensPromo segue buscando soluções. Infelizmente no domingo está sem interlocutores para as soluções imediatas.
Seguimos aqui tentando ajudar de todas as formas que podemos."
Dois dias depois, nesta terça-feira de Fórum PANROTAS 2025, o diretor de Relacionamento com o Mercado da Unav, Duda Slud, confirmou a situação. O agente de viagens curitibano diz que a recomendação da Unav no momento é que as agências envolvidas procurem assistência jurídica e busquem honrar o compromisso com os clientes.
Ajuda de outras operadoras
Slud diz que a Unav está recorrendo a outras operadoras parceiras para socorrer os unavers mais afetados. Na negociação, as operadoras arcariam com os passageiros da ViagensPromo e parcelariam o pagamento da maneira mais elástica possível, para dar respiro ao caixa dos agentes de viagens mais severamente lesados.
"Tudo o que está dentro da alçada da Unav está sendo feito com respeito e dedicação às agências. Estamos tentando protegê-las de qualquer dano maior, mesmo sabendo que danos acontecerão."
Aconselhamento jurídico
Slud acrescenta que os líderes Unav estão dialogando com escritório de advocacia para realizar uma consulta aberta e sem custos para as agências de viagens lesadas, de maneira que possam tirar dúvidas.
A PANROTAS tenta contato com Renato Kido, diretor da ViagensPromo, e assim que obtiver retorno, atualiza esta notícia.