FaturePag diz que pode ajudar ViagensPromo com crédito
Para CEO, capital de giro pode ser uma opção, embora não seja um produto muito comum da sua empresa

O CEO da FaturePag, Alan Barros, declara que desde a black friday, em novembro, concedeu aproximadamente R$ 25 milhões em crédito, via pré-pagamento, para a ViagensPromo. Ele insiste que o Turismo ainda terá boas notícias com a FaturePag neste ano e garante que há quatro grandes operadoras em diálogo com sua fintech para realizar operações de crédito via recebível.
Sobre a agravada crise da ViagensPromo, de quem a FaturePag se declarou uma grande parceira no segundo semestre do ano passado, Alan Barros lamenta o patamar aonde a situação chegou, diz que não faz operação de reestruturação de dívida e nem de fusão e aquisição, mas se põe à disposição para ajudar a operadora de Renato Kido com empréstimo de capital de giro, caso exista a possibilidade, ainda que essa não seja uma prática comum para a FaturePag.
“Não trabalho com reestruturação de dívida, nem com M&A. Quando me perguntam sobre o fundo de investimento, minha resposta é que ele só pode existir quando houver recebível”, afirma o executivo.
“A ViagensPromo contratou uma equipe gigante para se reestruturar. Fizemos reunião essa semana, conheci alguns envolvidos e gostei do propósito. Eles apresentarão um projeto aos credores e fico à disposição caso exista a possibilidade de ajudar nesse processo com empréstimo através de capital de giro. Essa nem é uma modalidade com a qual a FaturePag costuma trabalhar, mas como Kido é um cliente antigo, posso contribuir de alguma forma”, pondera Barros.
Só a ViagensPromo movimentou mais de R$ 400 milhões com antecipação de recebíveis da FaturePag, diz Barros. “Todo cliente com quem trabalhamos aqui com antecipação de recebíveis já consomem essa linha de crédito, mas eu nunca disse que estruturaria linha de crédito para dívida pois, reitero: o fundo é de antecipação dos recebíveis de cartão, e não para fluxo de caixa, nem estruturação de dívidas”, afirma o CEO.
Faturepag pega de surpresa com a ViagensPromo
Alan Barros voltou a dizer que foi surpreendido com a crise da ViagensPromo e só soube da mesma por meio da imprensa. “Estranhei o fato de ter uma parceira que foi tão bem sucedida nos testes de novembro, que vendeu o tanto que vendeu naquele mês, para perder a força pouco tempo depois. Insisto: eu não trabalho para a ViagensPromo e não faço gestão dos meus clientes. Minha relação com o Kido é de uma parceria comercial de muito respeito, mas nada diferente disso. Minhas operações se limitam a isso.”

E o FIDC para o Turismo?
Questionado sobre a possibilidade de o FIDC para o Turismo sair em março, como prometido na última conversa que teve com a PANROTAS, Alan Barros desta vez evita falar de data e se limita a dizer que continua à disposição do setor e repete que está conversando com outras grandes operadoras e que está sendo procurado por várias empresas do setor para fazer testes de seus produtos.
"Não vamos desistir do Turismo. Acreditamos, investimos, trabalhamos, desenvolvemos, testamos, agora preciso fazer a operação tracionar. Se tem alguém que se tornou entusiasta do Turismo e que tem fé nesta indústria sou eu."