Agentes e fornecedores de MG relatam dívidas e falta de retorno da ViagensPromo
Crise enfrentada pela operadora vem refletindo em funcionários desligados, fretamentos cancelados e mais

O setor de Turismo vem acompanhando a crise enfrentada pela ViagensPromo, que assumiu sua reestruturação financeira no último dia 15 de fevereiro ao anunciar "revisão de processos e busca de eficiência operacional".
Desde então, funcionários – entre diretores, gerentes e executivos de Contas – vêm sendo desligados, fornecedores, como a Gol, cancelaram contratos e fretamentos, enquanto agentes de viagens relatam as dificuldades enfrentadas pela falta de pagamento por parte da ViagensPromo.
Entre os impactados está a Saliba Viagens, empresa de receptivo e locadora de vans, microônibus e ônibus de Divinópolis (MG), que entrou em contato com o Portal PANROTAS. Comandada por Hamilton Saliba Junior, a companhia trabalha com a operadora desde o início, mas, segundo Junior, a partir de dezembro do ano passado começou a enfrentar problemas em relação aos valores do serviço prestado pela Saliba.
“Nós levamos os passageiros para os fretamentos saindo do Aeroporto de Cofins para Porto Seguro (BA) e Maceió. Atendíamos as cidades de Divinópolis, Itaúna, Pará de Minas, Betim e Contagem, com uma média de 200 passageiros por fim de semana, transfer in e out. O pessoal da ViagensPromo sempre foi muito solícito, tínhamos contato direto com o departamento rodoviário”
Hamilton Saliba Junior, da Saliba Viagens

Passados os meses de janeiro e fevereiro e, agora, março, Hamilton Junior conta que, após o cancelamento dos fretamentos por parte da Gol, não teve mais retorno da equipe da ViagensPromo, assim como do CEO, Renato Kido, com quem costumava falar diretamente.
Nesta quarta-feira (19), inclusive, a VP enviou um novo comunicado ao mercado, informando que “a prioridade da equipe neste momento é catalogar e individualizar cada caso, garantindo um atendimento direcionado e priorizando as situações mais urgentes”.
Na mensagem, a operadora diz ainda que segue comprometida em oferecer respostas no menor prazo possível. No entanto, segundo Junior, não é o que está acontecendo, já que ele – e outros agentes prejudicados – não recebe suporte referente ao seu caso.
Notificação extrajudicial para ter resposta
Sem retorno da ViagensPromo, Hamilton Saliba Junior decidiu enviar uma notificação extrajudicial na última segunda-feira (17), informando a situação de inadimplência da operadora, em um valor que passa dos seis dígitos, e que vem sendo cobrado desde 20 de janeiro.
“Estou contando o meu caso, correndo atrás, para mostrar que a situação é muito séria. Além de mim, há agentes de viagens desesperados, agências pequenas, agências com grupos grandes. São pessoas que já compraram, que os parcelamentos futuros serão cancelados, mas e as parcelas que já foram pagas? Como fica esta situação? Estamos com medo”, diz Junior.

Passageiros em Minas Gerais ficaram no chão
Além da Saliba Viagens, responsável pelo transfer dos fretamentos da ViagensPromo em Confins, a Alcance Turismo também passa por problemas referentes a passageiros. No último domingo (16), 64 de seus clientes ficaram no chão devido ao cancelamento do fretamento da Gol para Porto Seguro.
O diretor da agência, Sérgio Guimarães, em entrevista à reportagem, conta que a VP avisou que o voo não sairia apenas dois dias antes, na sexta-feira, 14 de março. No mesmo dia, o agente de viagens, que fica em Bom Despacho, a 160 quilômetros de Belo Horizonte, tentou contornar a situação e reacomodar as reservas.

“Minha situação é complicada, pois estamos em uma cidade pequena. Além de uma relação profissional, tenho uma relação pessoal com meus clientes. Então, estou tendo prejuízo financeiro – para mim e meus passageiros – e emocional. No interior as pessoas não sabem o que é a ViagensPromo, o que é uma operadora, que eu sou somente o intermediador”
Sérgio Guimarães, diretor da Alcance Turismo
Ele conta que sua parceria com a ViagensPromo se deu desde 2020, realizando cinco grupos até o momento, sem problema nenhum. Este seria o sexto grupo consecutivo para Porto Seguro. Segundo o empresário, era uma relação de confiança.
Maior problema: falta de posicionamento
Para Sérgio Guimarães, assim como Hamilton Saliba Junior, um dos principais problemas vem sendo a falta de posicionamento por parte de Renato Kido. Muitas agências estão enfrentando a mesma dificuldade de ter viagens futuras e não saberem como agir.
“Tenho mais passageiros para frente, assim como outros agentes. O que vai acontecer com essas viagens? A ViagensPromo não se posiciona para falar o que será destes casos. Pelo comunicado da operadora, os fretes estão suspensos, mas não há uma data. Kido não se posiciona, então, tudo leva a crer que, ou ele está tentando uma reestruturação, uma linha de crédito, alguma solução. Ou veremos mais um caso de fechamento de empresa. O que precisamos é de um posicionamento”
Sérgio Guimarães, diretor da Alcance Turismo
Neste momento de crise, diversas empresas do Turismo se reuniram para ajudar os agentes de viagens. Receptivos e operadoras estão oferecendo suporte e condições especiais para apoiar passageiros que tiveram suas viagens canceladas. Veja aqui e aqui algumas das iniciativas.