Pedro Menezes   |   15/02/2025 11:30
Atualizada em 15/02/2025 12:46

ViagensPromo anuncia reestruturação financeira; veja como ficam reservas

Processo passa pela renegociação de prazos com prestadores de serviços e fim de acordos comerciais


PANROTAS / Filip Calixto
Renato Kido, diretor da ViagensPromo
Renato Kido, diretor da ViagensPromo

A ViagensPromo acaba de divulgar um comunicado oficial à imprensa em que anuncia e assume sua reestruturação financeira, com "revisão de processos e busca de eficiência operacional". Segundo a operadora, este processo passa pela renegociação de prazos com prestadores de serviços e encerramento de acordos comerciais.

"Adicionalmente, a companhia também esclarece que as reservas feitas estão sendo atendidas e honradas; e que as remunerações de seus colaboradores CLT foram pagas em dia. A companhia entende que essa reestruturação é necessária para que continue em franco crescimento, seguindo seu histórico de destaque no mercado nacional, no atendimento a agências de viagens parceiras"

ViagensPromo, em comunicado oficial

Segundo a ViagensPromo, esta etapa está sendo feita via renegociações diretas com fornecedores com expectativa de conclusão até março e é necessária devido a uma combinação de fatores externos, como disparada do dólar e aumento de custo no financiamento de viagens, com a necessidade de maior prazo para clientes que compram via boleto.

"Na figura de Renato Kido, único sócio da ViagensPromo, o mesmo diz que está atuante e cuidando pessoalmente das melhores soluções para os casos, para que tudo seja normalizado com brevidade, reiterando sua retidão e compromisso com o setor em 30 anos de atuação no Turismo"

ViagensPromo, em comunicado oficial

A ViagensPromo informou ainda que todos os canais de comunicação continuam normais, isso inclui contatos de executivos, e-mails e telefones.

Em entrevista ao Portal PANROTAS, Renato. Kido já dizia que o custo operacional da operadora não estava mais dando resultado e que, para o dinheiro ficasse "dentro de casa", era necessário criar produtos e estratégias, tais como a maquininha VPpay, a parceria com o fundo FIDC, fretamentos exclusivos, parceria com Cauã Reymond e o parcelamento em até 15 vezes sem juros com tarifas cada vez mais baixas.

O parcelamento, dizem algumas fontes, foi um dos motivos do endividamento da empresa, ainda mais sem a chegada do dinheiro prometido pelo Fdic. Ou seja, foram justamente estas estratégias que acabaram "embolando" o balanço financeiro da operadora, que parece ter abraçado mais do que conseguiria, com margens tão pequenas, como disse seu fundador.

Colaboradores de saída

Divulgação
Alexandre Cordeiro se despediu da ViagensPromo recentemente
Alexandre Cordeiro se despediu da ViagensPromo recentemente

Diversos colaboradores se despediram da ViagensPromo nas últimas semanas e meses. A primeira baixa foi ainda em 2024, mais precisamente em outubro, quando Renato Alves anunciou o fim da sociedade com Renato Kido e a consequente saída da empresa.

Somente neste mês, cinco baixas já foram divulgadas pelo Portal PANROTAS. A principal delas é a saída do diretor de Tecnologia, Alexandre Cordeiro. É o caso também de Rodrigo Andrade, que deixou o Marketing da ViagensPromo no começo deste mês, de Deise Gomes, que deixou o departamento comercial, de Cristiane Oliveira, que era gerente de Contas no interior de São Paulo, e de mais executivos.

Os salários dos colaboradores PJ (sem vínculo CLT) estão atrasados e sem previsão de pagamento.

Dívidas podem estar entre R$ 20 e R$ 70 milhões

A dívida da ViagensPromo pode chegar a R$ 70 milhões com agentes de viagens, fornecedores e até com os próprios colaboradores. Fontes ligadas ao Portal PANROTAS já diziam que muitos resorts e hotéis na Bahia e em Pernambuco já não estavam mais aceitando reservas da ViagensPromo.

A especulação no trade já era enorme e as reclamações no ReclameAqui da ViagensPromo crescem de maneira acelerada nas últimas semanas. Outras fontes ligadas à PANROTAS revelam que uma demissão em massa de colaboradores já está sendo programada por Renato Kido.

Outro ponto que chamou a atenção foi a mudança recente de escritório. A ViagensPromo deixou um andar inteiro na região da Vila Olímpia, uma das mais caras de São Paulo, e se mudou para um escritório mais simples, em um prédio comercial na região do Paraíso, perto da Avenida Paulista, em busca já da eficiência operacional.

Um FIDC que nunca saiu

PANROTAS / Filip Calixto
Alan Barros, do Faturepag, e Renato Kido, da ViagensPromo
Alan Barros, do Faturepag, e Renato Kido, da ViagensPromo

Em outubro, a ViagensPromo surpreendeu o mercado ao anunciar uma parceria com um fundo de R$ 1,5 bilhão na época criado em conjunto com a Faturepag. Na época, Renato Kido tinha achado a galinha dos ovos de ouro, já que conseguiria ter fluxo de caixa e arrumar a casa para vender cada vez mais.

No entanto, o FIDC, que tinha até 60 dias para ser liberado, nunca se tornou uma realidade. Falamos comAlan Barros, do Faturepag, no anúncio do negócio, sobre quais seriam os próximos passos desta parceria. Em meio a uma série de promessas, Kido sempre garantia que o dinheiro do fundo iria sair, mas é algo que nunca aconteceu. A promessa, que era em dezembro, passou para janeiro e depois fevereiro, só que até agora nada.

A última data dada por Kido a devedores era a próxima segunda-feira, dia 17. Ele apenas se pronunciou pelo comunicado oficial, que reproduzimos abaixo na íntegra:

Procurado, Alan Barros disse que se pronunciará na próxima semana. Renato Kido ainda não disse quando falará e como será o plano de operações das próximas semanas. O pedido oficial de entrevista foi enviado uma vez mais para a assessoria da ViagensPromo.

Esclarecimento ViagensPromo

"Em nota, a ViagensPromo informa que a operadora está em reestruturação financeira com revisão de processos e busca de eficiência operacional. Desde então vem renegociando prazos com alguns prestadores de serviços e/ou encerrando acordos comerciais e de prestação de serviços, como uma das medidas deste processo de reestruturação.

Adicionalmente, a companhia também esclarece que as reservas feitas estão sendo atendidas e honradas; e que as remunerações de seus colaboradores CLT foram pagas em dia. A companhia entende que essa reestruturação é necessária para que continue em franco crescimento, seguindo seu histórico de destaque no mercado nacional, no atendimento a agências de viagens parceiras.

Essa etapa está sendo feita via renegociações diretas com fornecedores com expectativa de conclusão até março e é necessária devido a uma combinação de fatores externos, como disparada do dólar e aumento de custo no financiamento de viagens, com a necessidade de maior prazo para clientes que compram via boleto.

Na figura de Renato Kido, único sócio da ViagensPromo, o mesmo diz que está atuante e cuidando pessoalmente das melhores soluções para os casos, para que tudo seja normalizado com brevidade, reiterando sua retidão e compromisso com o setor em 30 anos de atuação no turismo."

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