Crise no Rio Grande do Sul tira R$ 57 milhões da CVC Corp; veja comparação
Empresa detalha impacto nas vendas das enchentes e fechamento do aeroporto de Porto Alegre
O impacto negativo da crise climática pela qual o Rio Grande do Sul passou esse ano é expressivo para a CVC Corp: R$ 57 milhões. A empresa, uma das líderes de vendas de Serra Gaúcha e que tem no Estado um de seus principais mercados emissivos, acaba de publicar os resultados do segundo trimestre de 2024. Neles, faz uma comparação das vendas retirando o Rio Grande do Sul de maio e junho dos resultados do ano passado.
- No segundo trimestre de 2024, a empresa teria crescido 8% no Brasil no cenário sem Rio Grande do Sul. Com a crise no Estado, cresceu 4,9%.
- O B2C Brasil teria alta de 21,4% sem Rio Grande do Sul, contra 16% no cenário com os gaúchos
- O B2B teria queda de 3,2% sem RS e apresentou queda de 4,8% no cenário real, com RS.
- No primeiro semestre de 2024, a empresa teria caído 1,9% no Brasil no cenário sem Rio Grande do Sul. Com o impacto do Estado, a queda foi de 3,3%.
- No B2C, isto é, venda das lojas CVC, a empresa cresceria 9,3% desconsiderando o Estado vítima das enchentes. Incluindo o Rio Grande do Sul, a alta foi de 7%.
- No B2B, a CVC Corp amenizaria sua queda do B2B no cenário sem Rio Grande do Sul. Seria de 11,6% na ausência do Estado, contra 12,3% no cenário real, com o Estado.
- A empresa deixou de arrecadar R$ 57 milhões com essa crise.
Receita líquida
A Receita Líquida da CVC Corp somou R$ 294 milhões no 2T24, um aumento de 9,2% frente a 2T23. Segundo a empresa, este é um reflexo das operações do Brasil (B2C e B2B) que aumentou 21% e são frutos de seu foco em rentabilidade.
"Importante mencionar que entre maio e junho de 2023, tivemos uma Receita Líquida de aproximadamente R$ 8 milhões em função dos negócios em Porto Alegre e que, por conta das calamidades, não se repetiu. Considerando tal efeito, a Receita Líquida teria aumentado cerca de 12,5%", aponta a CVC Corp a seus investidores.
Veja análise da CVC Corp a seus investidores:
"Apesar da perda de vendas com os eventos climáticos no Rio Grande do Sul, que reduziu as vendas em aproximadamente R$ 57 milhões, desconsiderando esse impacto, o aumento nas Reservas Confirmadas seria de 21,4%, impulsionado principalmente pela:
- Continuidade do plano de expansão, inaugurando um total de 90 novas lojas no 1º Semestre de 2024,
- Crescente recuperação do canal de lojas físicas com o crescimento nas Vendas nas Mesmas Lojas (SSS – Same Store Sales) de 10% vs 2T23, indicador que mede o desempenho da base de lojas maduras da CVC;
- Produtos mais competitivos, principalmente os exclusivos com embarque mais alongado e;
- Melhores condições e opções de pagamento.
No semestre, as Reservas Confirmadas do B2C apresentaram incremento de 7,0% na comparação anual.