Karina Cedeño   |   03/06/2024 11:29
Atualizada em 03/06/2024 11:35

Operadora alemã FTI Touristik anuncia falência e encerrará atividades

Operações serão encerradas a partir de amanhã (4), segundo a empresa


Divulgação/FTI Group
Grupo de Turismo manifestou a sua disponibilidade para apoiar os viajantes afetados pela situação
Grupo de Turismo manifestou a sua disponibilidade para apoiar os viajantes afetados pela situação

A FTI Touristik, matriz do Grupo FTI, sendo o terceiro maior operador turístico da Europa, apresentará hoje (3) um pedido de falência no Tribunal Local de Munique. O embarque de passageiros será interrompido nas próximas horas, sem distinção de destinos. A Windrose Finest Travel com a marca de luxo Windrose continuará seus negócios.

Vale lembrar que o Grupo FTI não inclui o canal de TV sonnenklar.TV e TVG com sua franquia de agências de viagens alemãs, que operam sob as marcas sonnenklar.TV, 5vorFlug e Flugbörse.

Em comunicado divulgado hoje, data do pedido de falência, o grupo de Turismo manifestou a sua disponibilidade para apoiar os viajantes afetados pela situação, que foi gerada devido ao elevado endividamento da empresa durante a pandemia. Esse apoio será tratado como "prioridade máxima" nas atividades do grupo nas próximas semanas.

Neste contexto, a FTI anunciou algumas medidas para aliviar a incerteza, que passam pela criação de um site de apoio aos clientes e pela abertura de uma linha telefônica direta (por meio do número +49 (0) 89 / 710 45 14 98) com a empresa. Em ambos os casos, os usuários poderão acessar informações sobre a evolução da falência. Por fim, o grupo diz que está totalmente focado no atendimento ao cliente, que oferecerá em inglês e alemão.

Reprodução/Grupo FTI
Site de apoio aos clientes criado pelo Grupo FTI
Site de apoio aos clientes criado pelo Grupo FTI

“Estamos trabalhando arduamente para garantir que as viagens já iniciadas possam ser concluídas o mais rápido possível, conforme planejado”, destacou o Grupo FTI em comunicado. Da mesma forma, o grupo turístico também se comprometeu a informar os seus clientes, ação que será realizada em coordenação com o Fundo Alemão para a Segurança das Viagens (DRSF, na sigla em alemão). O Grupo FTI destacou que as viagens que ainda não começaram “provavelmente não serão mais possíveis ou serão apenas parcialmente possíveis a partir de amanhã (4)”.

Em cooperação com o administrador de insolvência (provisório) ainda a ser nomeado, um conceito para a informação contínua dos viajantes afetados e a implementação operacional das medidas necessárias serão desenvolvidas nos próximos dias.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados