Agente Tá On cresce em engajamento e distribui prêmios em dinheiro
Veja um resumo das novas premiações e de como foi a edição 2023 do evento da campanha da Azul Viagens
Foram 2 mil agentes de viagens inscritos para 27 profissionais vencedores e mais de R$ 800 mil distribuídos entre os campeões, além de uma viagem de cinco dias com direito a camarote no carnaval de Salvador e milhões de pontos Azul Fidelidade espalhados entre os participantes. Este é o saldo da mais recente campanha Agente Tá On, da Azul Viagens, que teve na semana passada (entre segunda-feira e sábado) a celebração de sua terceira edição.
Aberta em agosto e computando vendas realizadas até o final de 2023, a campanha é vista pela operadora da Azul como uma oportunidade de engajar os agentes parceiros e alavancar as vendas, e assim foi. Segundo informa a direção da empresa, o índice de participação subiu 52% entre a edição mais recente (celebrada agora) e a primeira (que teve a premiação em João Pessoa) e 17% entre a de 2023 e a do ano anterior (realizada na Disney). Foram ainda 15% de agências novas concorrendo este ano e que não tinham aderido nas edições anteriores.
"Definiria essa viagem de premiação e a campanha em si como um sucesso. Notamos não só mais agentes participando como também um maior engajamento, com muitos deles participando e aproveitando as oportunidades de campanhas aceleradoras, que fazemos pontualmente. Essas ações pontuais são também muito importantes para pontuar e mostram como eles estão ligados", afirma o gerente sênior Comercial da Azul Viagens, Ricardo Bezerra, que acompanhou a viagem de premiação.
Para este ano, quando começa a próxima edição da campanha, a ideia da Azul Viagens é antecipar o início para o primeiro semestre, provavelmente iniciando em abril para concluir em novembro. Em 2025, a intenção é começar em janeiro, já que o primeiro semestre tem menos vendas historicamente.
Nova forma de premiação
Os valores em dinheiro entregues aos campeões são, inclusive, uma novidade deste ano na campanha. Nas edições anteriores, a operadora distribuía bens como carros, motos e aparelhos eletrônicos. O números de finalistas também mudou, aumentando as regiões premiadas, assim como contam os gestores da Azul Viagens.
Os prêmios são distribuídos para três tipos de parceiros:
- Agências multimarcas;
- Lojas Azul;
- Call Center Azul.
Dentro de cada uma dessas categorias, a operadora encontrou uma lógica visando proporcionar maior justiça na competição entre as agências. Para os tripulantes do call center há uma competição única e direta: os três maiores vendedores levam.
Já nas outras duas categorias, a empresa criou uma lógica de distribuição diferente. Os Estados de São Paulo e Minas Gerais, que historicamente têm maior volume de vendas, tem competições individuais, tanto entre as multimarcas como nas lojas Azul Viagens. Para o restante do Brasil, a operadora dividiu a competição em regiões e fez um pódio com os três de maior desempenho em cada uma delas.
Assim, a região Sul tem seus campeões, assim como Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Goiás também se subdividem em dois clusters com seus próprios campeões de vendas.
Na lógica dos prêmios, a campanha ficou assim: o primeiro colocado, que antes levava um carro 0km, agora ganhou R$ 50 mil + 500 mil pontos do Azul Fidelidade; o segundo colocado, que levava para casa uma moto, dessa vez ganhou um depósito de R$ 25 mil + 250 mil pontos do Azul Fidelidade; e o terceiro, que antes ganhava um smartphone, agora pega R$ 15 mil em dinheiro + 150 mil pontos Azul Fidelidade. Todos eles são ainda convidados para a viagem de premiação anual.
Tri-campeão
Depois de levar para casa dois carros, nas duas primeiras edições do prêmio, Leonardo Morais, da agência Home Tour, de Uberlândia (MG), participou mais uma vez da viagem dos campeões de vendas e levou pela terceira vez o primeiro lugar.
Dessa vez não pegou o prêmio de quatro rodas, mas levou um cheque com valor similar para comemorar com sua equipe, a quem agradeceu durante o evento na última quinta-feira (15).
"Este é o quinto prêmio que a gente ganha pelo nosso trabalho e gostaria muito de agradecer as pessoas que me inspiram, como essas que estão aqui comigo [falou apontando para as duas agentes que subiram ao palco com ele: Luiza Guedes (da Belvitur) e Chrystiane Braga (da Lazertur)]. Elas limparam o terreno e hoje estamos colhendo, e estar aqui com essas grandes mulheres é muito significante para mim", pontuou.
Morais ainda aproveitou a transmissão ao vivo realizada da premiação e dedicou o primeiro lugar à equipe da agência.
Operadora, agente e destino
Criada a partir de um evento de capacitação de mesmo nome, a campanha Agente Tá On tem a característica também de capacitar os agentes premiados sobre o destino escolhido para a viagem de premiação. E este papel se dá também com o apoio de receptivos locais e do próprio destino escolhido, assim como foi na Bahia.
Chegando em Salvador, a Azul Viagens foi recebida pela Luck Receptivo, que acompanhou toda a viagem e teve uma noite de capacitação, além de mostrar na prática como funcionam seus produtos e atendimento. A prefeitura de Salvador, por meio da secretaria de Turismo, também participou, inclusive levando o grupo para seu camarote em um dos dias com passagem do trio elétrico de Ivete Sangalo.
"O Agente Tá On virou uma marca consolidada para a Azul Viagens. Os parceiros, fornecedores e os agentes que participam desta ação já entenderam que a plataforma é focada nos agentes, focada no desenvolvimento do Turismo e dos produtos"
Giulliana Mesquita, gerente senior de Produtos da Azul Viagens
O mesmo cuidado foi visto quando o grupo partiu para Esplanada, no litoral baiano, onde está a região de Baixio, que recebeu a premiação e é visto como o próximo grande destino do Estado.
"Acaba sendo benéfico pra todo mundo, incluindo os parceiros destinos e receptivos nessa equação. No Agente Tá On buscamos montar uma agenda junto com o parceiro e tem sido muito vantajoso para toda a cadeia", acrescenta Giulliana. "Temos um grande desafio porque o mercado está bem concorrido, há muitas operadoras boas brigando por espaço, mas o nosso recado para os agentes é: conte conosco, queremos mais parceiros engajados e competitivos", conclui.