Carnaval atrai mais de 228 mil turistas estrangeiros ao Brasil
Embratur e Seabre organizaram press trips com norte-americanos, britânicos, argentinos e chilenos
Segundo a Embratur, cerca de 228,8 mil turistas estrangeiros pisaram em solo brasileiro durante as comemorações do Carnaval. Ainda segundo a agência, visitantes de fora gastaram cerca de R$ 909,2 milhões em solo brasileiro, valor 6% superior ao registrado no ano passado, quando gastaram US$ 134,9 milhões nos festejos de Carnaval.
A convite da Embratur e Seabre, comunicadores norte-americanos, britânicos, argentinos e chilenos acompanharam uma agenda intensa de press trips nos festejos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador
O Estado que mais contou com a presença de turistas estrangeiros foi o Rio de Janeiro, com cerca de 68,8 mil visitantes, seguido por São Paulo, com 48,9 mil turistas, Minas Gerais, com 31,5 mil, Bahia, com 19,6 mil, e Pernambuco, com 7,5 mil foliões internacionais. Outros Estados somaram a presença de 52,5 mil turistas estrangeiros.
O Rio também foi o Estado que mais teve impacto na economia, sendo R$ 273,6 milhões (30,1%) gastos pelos visitantes internacionais. Em seguida estão São Paulo, com R$ 194,5 milhões (21,4%); Minas Gerais, com R$ 124,5 milhões (13,7%); Bahia, com R$ 78,1 milhões (8,6%); e Pernambuco, com R$ 30 milhões (3,3%).
“O Carnaval é a expressão da cultura popular brasileira mais conhecida internacionalmente e representa o que temos de melhor, a nossa alegria e nossa diversidade. Foi isso que encantou os jornalistas dos Estados Unidos, Europa e América Latina, que trouxemos pra viver de perto e falar em seus países sobre essa experiência que só existe no Brasil”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Press trips com estrangeiros
Segundo a Embratur, o intuito das press trips é que os comunicadores vivam a experiência do Carnaval e compreendam a importância do “maior espetáculo da Terra” para o Brasil, desde uma perspectiva cultural até o impacto social e econômico que o feriado gera no País, além de conhecerem de perto um dos grandes ativos do nosso povo: a alegria. A partir dessas experiências, eles poderão mostrar ao mundo os destinos brasileiros e atrair ainda mais visitantes estrangeiros nos próximos anos.
Para a Embratur, a experiência dos comunicadores estrangeiros foi positiva e rendeu elogios por parte dos mesmos. Cerca de 15 comunicadores estrangeiros puderam conhecer os principais destinos do Carnaval de rua do País.
Segundo o presidente-executivo do Visit Rio Convention Bureau, Carlos Werneck, o roteiro da programação foi planejado com base no lifestyle carioca, abordando os principais pontos turísticos, experiências e jornadas gastronômicas. “Apoiar ações como esta faz parte do escopo de nossa atuação, uma vez que reconhecemos o importante papel da imprensa internacional na promoção do destino, especialmente por veículos com alcance tão expressivo no mercado europeu, importante emissor de turistas para o Brasil e para o nosso Rio”, afirmou.