Artur Luiz Andrade   |   03/11/2023 18:29
Atualizada em 03/11/2023 18:40

CVC Corp aponta razões por trás dos bons resultados do 3T23

Companhia voltou ao lucro e acumula vendas de mais de R$ 11 bilhões no ano

“É com satisfação que demonstramos os resultados operacionais e financeiros da CVC Corp referentes ao terceiro trimestre de 2023, onde entregamos uma melhoria qualitativa nas nossas operações, bem como no resultado financeiro, demonstrando que estamos no caminho certo nesta nova fase da CVC”.

Assim, a diretoria executiva da CVC Corp, comandada por Fabio Godinho, inicia os comentários acerca do balanço do terceiro trimestre do ano, quando a companhia voltou a ter lucro e registrou um EBITDA de quase R$ 100 milhões, além de melhorias no share do B2C e no take rate. Leia o balanço completo aqui.

Como Godinho disse desde o momento em que assumiu, em meados desse ano, a prioridade da CVC Corp, em todas as unidades, é o aumento da rentabilidade nas operações de B2C e B2B. Ele usou, inclusive o exemplo da consolidadora RexturAdvance, que não iria, em suas palavras, entrar em guerra de preços em busca de share. Serviço, tecnologia e relacionamento com o agente de viagens teriam e estar alinhados com a rentabilidade.

Como resultado, o take rate consolidado do trimestre aumentou em 1,6 p.p., para 9,6%, impulsionando o crescimento da receita líquida em 11,3%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

“Também melhoramos o mix de nossas vendas, aumentando a participação do B2C, que cresceu 10% no trimestre, combinado com expressivo ganho 3,6 p.p. no take rate, resultado de uma campanha de marketing bem-sucedida (“Alerta Amarelo CVC”), produtos exclusivos assertivos e melhora na estratégia de pricing”, continua a explicação aos investidores.

“Estamos engajando nossos master franqueados no compromisso de abertura de novas lojas CVC. Continuamos a trabalhar de forma obsessiva na redução de despesas administrativas, com efeitos concretos observados neste trimestre, que reduziram 22,7% em relação ao mesmo período de 2022. Como resultado da melhoria na rentabilidade e da contenção de despesas, o EBITDA ajustado do 3T23 foi de R$ 96 milhões, crescimento de 34,3% no período.” Desde antes da pandemia a CVC Corp não tinha resultados tão expressivos.

“Nosso Lucro Líquido no 3T23, ajustado por baixas contábeis de investimentos passados e a marcação a mercado do bônus de subscrição, foi positivo em R$ 36,3 milhões, revertendo uma trajetória de prejuízos acumulados desde o início da pandemia”, continua a diretoria, em texto de lançamento do balanço.

A mensagem também explicita onde a empresa utilizou os recursos captados no Follow-on: na redução da antecipação de recebíveis de cartão de crédito reduzindo, assim, a alavancagem financeira e despesas com juros de adquirência, resultando no aumento do contas a receber da CVC Corp em R$ 425 milhões.”

Em setembro a CVC Corp finalizou com sucesso a Oferta de Aquisição de Debêntures, no valor de R$ 75 milhões, conforme previsto nos aditamentos das escrituras, o que também contribuirá para a redução do serviço da dívida. Em 21 de novembro será o exercício de 83 milhões de bônus de subscrição, que foram emitidos no âmbito da Oferta Pública, em junho de 2023, e a empresa utilizará os recursos a serem captados para o fortalecimento do caixa da CVC Corp.

“Seguimos invictos e, no trimestre, recebemos o Prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo 2022/2023" promovido pela revista Viagem e Turismo como a Melhor Operadora de Turismo do Brasil e, pelo 13º ano consecutivo, a marca ganhou o prêmio Top of Mind na categoria “Agência de Turismo”, pelo Datafolha”, destaca a diretoria.

“Reiteramos nosso compromisso com a rentabilidade de nossos acionistas, credibilidade com nossos stakeholders e fomento do setor de turismo. Continuaremos a oferecer um portfólio completo de produtos e a buscando as melhores opções para nossos clientes e parceiros, mantendo a admiração e confiança que a CVC conquistou ao longo de seus mais de 50 anos de história”, finaliza o comunicado, assinado por:

  • Fabio Godinho, CEO

Pelos diretores de Unidades de Negócio:

  • Emerson Belan, diretor CVC
  • Carla Gama, diretora Experimento
  • Hugo Lagares, diretor Visual
  • Marvio Mansur, diretor RexturAdvance
  • Bruno Heleno, diretor Trend
  • Diego Garcia, diretor CVC Argentina

E pelos diretores de Suporte ao Negócio

  • Fabio Mader, diretor de Produtos e Pricing
  • Ricardo Pinheiro, diretor do CCO e CSC
  • Paulo Palaia, diretor de Tecnologia
  • E Carlos Wollenweber, diretor de Finanças, RI, Compliance e Gente

Fim da emissão para milheiros

No 3T23, a CVC Corp viu um aumento nas reservas confirmadas no B2C (venda das lojas), mas queda nas vendas B2B. Segundo a companhia, a diminuição dos resultados totais do B2B vem do fim da emissão para empresas milheiras.

Confira abaixo:

  • As reservas confirmadas no B2C registraram um crescimento de 10,0% frente ao 3T22, aumento impulsionado pela: (i) recuperação do canal de lojas físicas com a melhoria do SSS - Same Store Sales (+21% vs 3T22), indicador que mede o desempenho das lojas em relação ao período anterior; (ii) frequência em campanhas de marketing – Alerta Amarelo CVC; (iii) produtos mais competitivos e; (iv) melhores condições de pagamento.
  • No B2B, as reservas confirmadas recuaram pela descontinuação nas vendas de passagens para milheiros, por conta do risco de crédito, na Rextur Advance, “o que demonstrou ser uma medida acertada”, avalia a companhia, haja vista os prejuízos que diversos fornecedores tiveram com o pedido de recuperação judicial da 123 Milhas, MaxMilhas e empresas do grupo 123.
  • Na operação Argentina, houve redução de 15,4% em relação ao ano anterior, dado que o 3T22 foi um período de alta demanda por viagens, em virtude da flexibilização em razão da covid-19 e da antecipação de demanda dos consumidores, ao longo do 1S23, devido inflação e risco de desvalorização cambial.
  • Se no Brasil, os destinos domésticos dominam, na operação Argentina, a representatividade por destinos internacionais segue elevada, representando 90% das reservas confirmadas. No 9M23 as Reservas Confirmadas totalizaram R$ 11,6 bilhões, 10,8% superior ao 9M22.
PANROTAS / Filip Calixto
Fabio Godinho
Fabio Godinho

Lojas CVC

No Brasil a CVC Corp chegou a 1.088 lojas, sendo 1.038 com a marca CVC (5 próprias e 1.033 franquias) e mais 50 da Experimento. Na Argentina são 121 lojas. O total é de 1.209 contra 1.208 no trimestre anterior e 1.236 no mesmo trimestre do ano passado.



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