Artur Luiz Andrade   |   03/11/2023 17:57
Atualizada em 03/11/2023 18:27

CVC Corp volta ao lucro (R$ 36 mi) e vê share do B2C aumentar

Empresa vê também aumento da procura por destinos nacionais

A CVC Corp acaba de divulgar o resultado do terceiro trimestre do ano (julho a setembro), quando registrou R$36 milhões de lucro líquido ajustado, quase R$ 100 milhões de EBITDA e crescimento do share e da rentabilidade no B2C (venda das lojas franqueadas). É o melhor resultado da CVC Corp desde antes da pandemia e reflete a filosofia da nova diretoria que visa:

  • Recuperar o share e o protagonismo do B2C, via modernização e mais competitividade das lojas;
  • reestruturação do B2B, com o relançamento da Visual Turismo, foco na rentabilidade e não em share sem resultado na Rextur Advance;
  • e crescimento e retomada do DNA da Trend.

Ainda como destaques do balanço, a CVC Corp registrou 34% de aumento no EBTIDA ajustado, crescimento de take rate e redução de 23% nas despesas gerais e administrativas no período.

Confira abaixo os principais resultados:

  • Retomada do setor de Turismo aos níveis pré-pandemia com aumento de 10% nas reservas confirmadas em relação ao 3T22, com destaque para o B2C.
  • Em relação aos últimos 9 meses de 2023, a companhia também registrou 10,8% de crescimento total nas reservas confirmadas (Brasil e Argentina, B2B e B2C), totalizando R$11,6 bilhões.
  • A recuperação do canal de lojas físicas também pode ser vista com a melhoria do índice SSS - Same Store Sales/Vendas nas mesmas lojas (+21% vs 3T22).
  • A volta das campanhas de marketing – como o Alerta Amarelo CVC; produtos mais competitivos e melhores condições de pagamento são apontados pela diretoria da CVC Corp como fatores para o crescimento no B2C.
  • Entre os destaques do 3T23 na CVC Corp estão ainda o lucro líquido do período, que ajustado por baixas contábeis de investimentos passados e de impostos diferidos e a marcação a mercado do bônus de subscrição, foi positivo em R$ 36,3 milhões, revertendo uma tendência de prejuízos acumulados desde o início da pandemia.
  • O EBITDA ajustado do 3T23 foi de R$ 96 milhões, um crescimento de 34%.
  • O take rate alcançou 9,6% no 3T23, aumento de 1,6 p.p., por maior representatividade do B2C, que reportou crescimento de 3,6 p.p, chegando em 14.7 p.p ( vs 11,1% no 3T22).
  • A receita líquida da CVC Corp somou R$ 375,8 milhões no 3T23, reflexo da operação positiva do B2C.

Destinos nacionais em alta

Em relação aos destinos mais procurados pelos clientes no terceiro trimestre, a CVC Corp destaca a representatividade dos destinos nacionais, que aumentou em relação ao 3T22 (60% 3T23 vs 58% no 3T22), destacando no trimestre a busca por destinos no Nordeste, sendo cidades como Porto Seguro, Maceió, Salvador e Recife as mais procuradas.

Endividamento

O trimestre também foi marcado pela diminuição do endividamento da companhia, após a conclusão de Oferta Pública de Ações. Ao final de 30 de setembro, o saldo em debêntures somava R$ 756,6 milhões, inferior aos R$ 896,7 milhões ao fim de 2022 e R$ 790,9 milhões em 30 de junho, em função da aquisição facultativa de debêntures no montante de R$ 75 milhões em setembro, alinhada ao acordo firmado com os debenturistas acerca do reperfilamento no início deste ano.

PANROTAS / Filip Calixto
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp

A essência do varejo

“Nessa nova fase da companhia, seguiremos focados na essência do varejo no Turismo, com amplo mix de produtos exclusivos nas lojas, forte plano de expansão das lojas físicas, especialmente em regiões do interior do Brasil, acordos com fornecedores estratégicos em toda a cadeia produtiva, financiamento através de formas alternativas ao cartão de crédito, investimentos em tecnologia e marketing - canais diversificados e assertivos e com alcance nacional e regional, on e off-line, além de um time experiente do setor de turismo. Uma empresa extremamente preparada para atender a jornada phygital de compra do nosso cliente em todos os canais”, reitera Fabio Godinho, CEO da CVC Corp, que assumiu a empresa em meados do ano, com o compromisso, junto à família Paulus e novos investidores, de resgatar o DNA de varejo da empresa e reestruturar a companhia..



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