Agentes do famtour da Flot visitam Patrimônio da Unesco no Omã
Grupo conheceu um sistema tradicional de irrigação próprio do país chamado falaj
Neste domingo (1º), os oito agentes de viagens que participam do famtour da Flot no Sultanato de Omã conheceram um local que integra a lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco. Trata-se de um sistema tradicional de irrigação próprio do país chamado “falaj”.
Este foi o ponto alto de mais um dia de capacitação, liderada pelo diretor da operadora, Eduardo Barbosa, e acompanhado por Francys Rivas, do escritório da Qatar Airways em São Paulo. A agenda teve ainda visitas a uma cidade a 2 mil metros de altitude e ao forte, castelo e souk (mercado) na cidade de Nizwa.
Após o café da manhã no hotel Golden Tulip, o grupo visitou o forte e o castelo de Nizwa, que foram construídos, respectivamente, no século 17 e no século 8 – este último ganhou ampliações e renovações.
No souk, os profissionais de Turismo visitaram as lojas e provaram um doce típico de Omã, a “halwa omani”, e tâmaras de várias espécies, tamanhos, cores e índices de doçura.
Montanha Verde
Logo em seguida, o famtour pegou a estrada e subiu para a cidade de Sayq, que fica num platô da Jabal Akhdar – “Montanha Verde”, em árabe. Lá a altitude alcança os 2 mil metros, e o clima é bastante ameno – fazia 26º C contra 38º C em Nizwa.
O nome da montanha faz jus, pois graças ao falaj, o sistema tradicional de irrigação, os terraços agricultáveis estão repletos de tamareiras, oliveiras, roseiras – para produção de água de rosas –, romanzeiras e outras espécies de árvores frutíferas e também de verduras, temperos e legumes.
Em Sayq, o grupo almoçou e fez site inspection no hotel Dusit D2 Naseem Resort. Logo após, alguns agentes fizeram uma interessante e impressionante trilha que acompanha os canais de água do “falaj”.
Patrimônio da Unesco
Depois, o grupo da Flot regressou a Nizwa e foi conhecer o “falaj” Khatmein, na vila de Birkat Al Mouz – “lagoa de bananeiras”, em árabe. Este é um dos cinco “falaj” que integra a lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.
Os canais de irrigação atravessam uma pitoresca vila fundada por iemenitas há 400 anos. Muitas das casas, construídas de adobe, estão em ruínas e outras foram restauradas.
Nesta segunda-feira (2), o grupo da Flot continua na região de Nizwa e retorna, no final do dia, para a capital de Omã, Mascate. Pela manhã bem cedo da terça (3), os agentes pegarão o voo para Doha, no Qatar, e a conexão para São Paulo (GRU).
Veja fotos do famtour, que vai chegando ao fim, no álbum abaixo.
Claudio Schapochnik, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Flot Viagens, voando Qatar Airways com seguro de viagem Ifaseg