No Sul de Omã, famtour da Flot vê tartarugas marinhas; fotos
Grupo de agentes de viagens conheceu a árvore da qual se extrai uma resina cheirosa e mais
Nesta quinta-feira (28), o famtour da Flot teve uma agenda ecológica na costa Sul do Sultanato de Omã, a 200 quilômetros da capital, Mascate. O grupo de agentes de viagens conheceu a árvore da qual se extrai uma resina cheirosa, visitou uma cratera com água salobra e aberta a banho e um oásis. E, para fechar o dia, observou tartarugas marinhas em uma praia à noite.
Os agentes deixaram Mascate nesta manhã e seguiram, em um comboio de carros 4x4, com motoristas, para a cidade de Sur. A distância entre ambas é de cerca de 200 quilômetros.
Entre as paradas, o grupo liderado pelo diretor da Flot, Eduardo Barbosa, e acompanhado por Francys Rivas, do escritório da Qatar Airways em São Paulo, conheceu atrativos do país.
A primeira parada foi na cidade de Quriyat. Lá os agentes viram uma torre de observação da época da presença portuguesa em Omã, nos séculos 16 e 17.
Minutos depois, o grupo conheceu, à beira de uma estrada vicinal, a árvore Boswalia Sacra, da qual se extrai uma resina cheirosa com diversas propriedades medicinais.
Logo após os agentes conheceram o Hawiyat Najm Park. Lá está localizada uma cratera, com algumas explicações sobre a origem do local, como a queda de um meteorito. O lugar é de grande beleza e virou um lago de água salobra. Turistas e a população local aproveitaram para se refrescar do forte calor.
Oásis e estaleiro
Depois o famtour prosseguiu para o Wadi Tiwi. Trata-se de um oásis, pois o wadi (riacho) cruza uma região montanhosa e seca propiciando o cultivo de diversas espécies de frutas e legumes.
Já na cidade de Sur, antes de fazer check-in no hotel, o grupo visitou um estaleiro. Lá é feito o dhow – barco de madeira à vela típico de Omã e de outros países da região. Foi uma parada bastante interessante, pois os agentes observaram o trabalho de entalhe feito artesanalmente pelos trabalhadores.
Site inspections e tartatugas
O grupo hospedou-se no Sur Plaza Hotel, bem confortável. Antes de ir para os quartos, os agentes de viagens fizeram uma visita técnica. O estabelecimento tem quartos standard e executivo, piscina, restaurante e bar, entre outras facilidades.
Após um tempo livre e o jantar no hotel, o grupo seguiu para Ras Al Jinz, a cerca de 40 quilômetros de Sur. As praias dessa reserva são locais de desova das tartarugas marinhas.
O grupo fez uma visita guiada na praia, iluminada pela lua, e observou algumas tartarugas cobrindo de areia os ovos recém-postos. Também foi possível ver tartaruguinhas que tinham acabado de deixar seus ovos indo instintivamente em direção ao mar.
Amanhã (29), o grupo deixará Sur e seguirá para uma área desértica de Omã.
Confira mais fotos no álbum abaixo:
Claudio Schapochnik, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Flot Viagens, voando Qatar Airways com seguro de viagem Ifaseg