Com 7% de assentos livres a Bariloche, CVC mostra estratégias no destino
Operadora realizou negociações antecipadas para esta temporada, aponta diretora de Produtos Internacionais
SAN CARLOS DE BARILOCHE (ARGENTINA) - A CVC se preparou com maior antecedência para vender seu principal produto de inverno na América do Sul, Bariloche, na Argentina, na comparação com o ano passado, e está colhendo os frutos desta antecipação.
A companhia fez capacitações on-line para toda sua rede de venda, sobretudo sobre o fretamento aéreo em parceria com a Latam e os bloqueios com a Aerolíneas Argentinas. Consequentemente, Bariloche já está cheio de clientes CVC nesta primeira semana de julho. A expectativa é superar em 25% o volume do ano passado em todo o inverno. Os voos fretados saem de Guarulhos em todos os domingos de julho, totalizando cerca de 880 assentos, enquanto com a aérea argentina são cerca de 1 mil lugares bloqueados.
"Dos assentos disponibilizados para a temporada, temos em torno de 7% disponíveis para embarque em julho e início de agosto. Ou seja, vendemos 93% e os últimos lugares ainda estão na prateleira. Temos a expectativa de vender tudo", afirma a diretora de Produtos Internacionais da CVC Corp, Paula Rorato. "A cada temporada, temos mais passageiros buscando Bariloche. Nossa equipe do receptivo local presta total assistência aos passageiros desde a chegada. Temos estande no aeroporto e damos suporte durante toda viagem, o que é um diferencial muito importante", completa.
A neve costuma cair em Bariloche até o fim de setembro. No meio de outubro ainda é possível esquiar em pistas como as do Cerro Catedral, onde canhões fabricam neve artificial e ajudam na composição das pistas.
Câmbio favorável na Argentina: dicas
A diretora reforça o momento favorável de viajar à Argentina devido ao câmbio. De fato, o Portal PANROTAS comprova: ao longo desta semana, R$ 1 compra aproximadamente 80 pesos argentinos nas casas de câmbio de Bariloche. Por meio de aplicativos de bancos internacionais, é possível chegar a 100 pesos a cada real.
A dica é, portanto, levar cédulas de reais à Argentina ou se informar sobre os apps. Trazer dólares não é necessário, a não ser que o cliente tenha cédulas da moeda americana sobrando (isto é, não compensa trocar reais por dólar para embarcar, para não pagar duas conversões). Comprar pesos no Brasil também não é recomendado, pois o câmbio costuma ser desfavorável perto do encontrado na Argentina.
Quem está acostumado com os preços praticados em São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, provavelmente vai se surpreender com os valores da gastronomia de Bariloche. Come-se muito bem por um terço do preço de restaurantes equivalentes nas grandes cidades brasileiras.
Diversidade de produtos e novidade da temporada de Bariloche
Uma das características que mais atraem o brasileiro a Bariloche é a diversidade da oferta para todos os gostos, todas as idades. Aqui, a neve é, sim, a protagonista do inverno, mas nem tudo gira em torno de esqui, snowboard e do gelo.
Isso porque a estação mais famosa, o Cerro Catedral, é próxima da Bariloche, e na cidade existe um sem fim de opções de restaurantes, hospedagem, lojas, sorveterias, chocolaterias, boates, entre outras opções. O "centrinho" tão amado pelos brasileiros é charmoso, convidativo, surpreendente.
Isso sem contar os outros passeios, como os lacustres, que não estão necessariamente relacionados à neve. A prateleira da CVC está atualizada para toda a família, segundo Paula Rorato.
"Bariloche é um destino para todo perfil de cliente: casal, amigos, família, até mesmo viagem solo. No portfólio da CVC há opções de hotelaria desde categoria três estrelas (como Soft Bariloche) até Luxo (Alma del Lago). Quando falamos em passeios de inverno, temos opções para todos, desde um passeio panorâmico pela cidade, apelidado de Circuito Chico, até uma experiência completa na neve com aulas de esqui no Cerro Catedral", aponta a diretora.
"O complexo Piedras Blancas, com suas pistas para prática de esquibunda, é diversão garantida para as crianças. Para quem gosta de uma experiência diferente e um pouco mais exclusiva, os passeios Noite Nórdica, no qual é possível dirigir uma moto de neve, e o Extremo Encantado, passeio no meio dos bosques nevado, proporcionam momentos incríveis. Bariloche não é conhecida por 'Brasiloche' à toa. É realmente o queridinho dos brasileiros."
Por falar em atrativo noturno, a grande novidade da temporada pela CVC acontece justamente na reta final do dia. Trata-se do Winter Night. "Nele, os clientes podem desfrutar da experiência de esquiar nas pistas iluminadas ou caminhar pela floresta com raquetes de neve. Após as atividades, eles são convidados para uma zona entre a floresta e as pistas onde, em uma grande cúpula climatizada, podem apreciar espetáculo de música ao vivo. Como complemento, podem desfrutar de um bar de bebidas e os melhores e clássicos chocolates da Patagônia. Há um grande potencial de vendas, principalmente às pessoas que buscam uma experiência distinta", aponta Paula.
Emprotur, órgão de Turismo de Bariloche
O órgão oficial do Turismo de Bariloche, Emprotur, trabalha o ano inteiro para facilitar o fluxo de brasileiros na cidade. A empresa público-privada atende turistas e profissionais do setor a fim de cuidar desse que é seu principal mercado emissor internacional. Participação em feiras, treinamentos, suporte aos turistas e outras atividades são alguns de seus esforços.
"O apoio da Emprotur é fundamental para estreitar nossos laços na cidade e nos acompanhar no planejamento e execução de demandas importantes para a temporada, bem como nos atualizar sobre as novidades do destino. É importantíssimo ter esse suporte", pondera a diretora.
Segundo ela, os maiores desafios de operar Bariloche é a disponibilidade no período de alta temporada. "Hotelaria e atividades são muito visadas no inverno, por isso a importância das negociações ocorrerem com antecedência."
Entre os profissionais mais importantes da CVC em Bariloche são o gestor de Qualidade da CVC na Argentina, Fábio Ferrari, e a guia de Turismo do Tip Group Cecília Gerboles. Ferrari é um dos negociadores diretos com os fornecedores da empresa nos principais destinos do país vizinhos. Cecília comprova a proficiência que os guias de Turismo exclusivos da CVC têm ao falar português e, claro, em conhecer como poucos cada canto da Patagônia argentina.
A PANROTAS viaja a convite da CVC, que tem como parceiros em Bariloche o receptivo Tip Group, a Emprotur, o Hotel Panamericano, o Cerro Catedral e a Universal Assistance.