CVC Corp e Gol promovem voos 100% carbono neutro
Rota, que saiu do Guarulhos (SP) com destino a Florianópolis (SC), teve os serviços de bordo adaptados
A CVC Corp promoveu em Balneário Camboriú (SC), na última semana, a Convenção de Vendas CVC 2023, que contou pela primeira vez com 100% da compensação de carbono de todo o evento. Para levar e trazer parte do time, a empresa preparou dois voos corporativos e, em parceria com a Gol, promoveu a compensação de carbono desses voos, que saíram do Aeroporto Internacional de Guarulhos com destino a Florianópolis.
A comitiva de franqueados e colaboradores da operadora decolou nos dois voos com experiência de bordo também sustentável. O viés de impacto neutro no meio ambiente aconteceu tanto nos voos da ida quanto nos da volta, e as operações tiveram serviço de bordo adaptado: copos plásticos foram substituídos por água em lata, com descarte apropriado.
Essa é a segunda compensação de carbono de voo corporativo celebrado na história da Gol e da CVC, sendo que as emissões totais serão 100% revertidas pela Moss a projetos certificados de apoio à conservação da Floresta Amazônica.
A iniciativa faz parte da campanha #MeuVooCompensa que completou dois anos neste mês. Desenvolvida com a Moss, a iniciativa busca o engajamento daqueles que utilizam a aviação comercial no Brasil a olharem de forma cuidadosa para o meio ambiente e o planeta.
Entre junho de 2021 e abril de 2023, foram compensadas 14,1 mil toneladas de CO2 pelos clientes nas rotas carbono neutro da Gol e ainda em ações pontuais da companhia, o equivalente a 2.027.860 árvores preservadas por um ano - ou 3.526 hectares preservados por um ano.
A compensação de carbono em voos nacionais e internacionais da aérea é realizada por meio do MCO2, primeiro token verde totalmente global registrado em blockchain, criado pela Moss. O valor gerado pela transação do token destina-se a neutralizar a emissão de CO2 a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia.
Em 2021, a Gol apresentou as duas primeiras rotas 100% carbono neutro do Brasil: em setembro, Recife-Fernando de Noronha-Recife (rota temporariamente suspensa devido às obras na pista no aeroporto FEN), e em dezembro, Congonhas-Bonito-Congonhas. Noronha e Bonito são destinos brasileiros reconhecidos pela prática da sustentabilidade e pelo respeito ao meio ambiente.