58% das agências já voltaram a comprar com CVC Corp
Marcas B2B já atendem 7 mil agências, de um total que chegou a 12 mil em 2019
Em seu melhor mês de 2019, as marcas B2B da CVC Corp (RexturAdvance, Esferatur, Trend e Visual) atenderam 12 mil agentes de viagens. Em abril, auge da pandemia e da crise por ela gerada, foram 1,6 mil agências ativas. Em setembro, a empresa chegou a 7 mil agências cadastradas e comprando.
Segundo o diretor B2B da CVC Corp, Luciano Guimarães, o retorno das agências foi em velocidade maior que a esperada. Também tem impressionado a quantidade de novas agências pedindo cadastro. Foram 290 novos cadastros em julho e 428 em agosto. Provavelmente são empresas criadas por ex-funcionários demitidos em antigas agências ou que viram suas ex-empresas fecharem.
“Foi um retorno mais rápido do que esperávamos. Já temos sete mil agências ativas vendendo, contra 12 mil no pico de 2019 e 1,6 mil em abril”, disse Guimarães ao Portal PANROTAS. Segundo ele a venda é majoritariamente para destinos nacionais, com o internacional sendo pautado por notícias (especialmente de reabertura de fronteiras) e oportunidades (ou seja, promoções). O volume de buscas no EsferaFácil, ReservaFácil e NaTrend está em 60% do pré-pandemia, o que também mostra uma boa recuperação.
Para o final de ano, além do Brasil, sua aposta são as viagens para o Caribe, já com boa procura nas quatro marcas B2B da CVC Corp.
“O Caribe está sendo bem buscado e bem vendido. Enquanto o nacional tem uma busca constante, no internacional vemos que as pessoas estão atrás de oportunidades. Saiu a notícia de que os Estados Unidos iriam flexibilizar a entrada de brasileiros e as vendas subiram imediatamente. Quando reabrir realmente (a fronteira com os EUA) a fila de carros para Guarulhos vai ser similar à ida para praia nos feriados”, prevê.
UNIFICAÇÃO
Luciano Guimarães também falou ao Portal PANROTAS sobre a unificação das marcas B2B, um desejo do CEO Leonel Andrade, que entrou na empresa em abril e disse, em entrevista à PANROTAS, que iria simplificar as unidades do grupo, pois havia marcas vendendo a mesma coisa para as mesmas pessoas. A primeira mudança feita por Andrade foi dividir o B2B do B2C, entregando a primeira área para Guimarães e a segunda para Emerson Belan, que será substituído em novembro por Daniela Bertoldo.
Na sequência foi contratada uma consultoria, a GAD’, para analisar os caminhos para essa simplificação de marcas e unidades de negócios. A tendência é que essa unidade B2B se transforme em uma empresa dentro da CVC Corp. Se terá uma marca única ou se manterá algumas delas ainda está sendo discutido internamente, mas a unificação é o caminho.
“Os 300 executivos de vendas se apresentarão às agências representando todos os produtos. O objetivo é que o agente encontre tudo em um só local, falando com um só promotor”, explica Guimarães. O B2B da CVC Corp conta com 550 colaboradores dedicados ao atendimento ao agente de viagens, de um total de 970.
SISTEMA
Também o sistema será único, com todos os produtos atuais e mais alguns novos a caminho, envolvendo tudo que está ligado direta e indiretamente às viagens, incluindo itens que o agente de viagens ainda nem vende e nem sabe que poderia vender.
“Quando assumi o B2B tínhamos 11 sistemas de front, hoje são seis e a meta é chegar a um sistema único. Já em 1º de outubro teremos o sistema de lazer unificado, com Trend e Visual no mesmo espaço. Mas a meta é um portal para o agente de viagens comprar tudo o que oferecemos hoje nos seis sistemas e mais os novos produtos”, explica.
B2B DA CVC CORP EM NÚMEROS E NOMES
Diretor executivo: Luciano Guimarães
Diretora de Marketing B2B: Renata Esteves
Diretor de Vendas Lazer: Cleiton Feijó
Diretor de Vendas para RexturAdvance e três regiões da Trend (São Paulo, Interior de São Paulo e Norte/Nordeste): Flávio Marques
Diretor de Vendas da Esferatur e de outras três regionais da Trend (Sudeste, exceto São Paulo, Sul e Centro-Oeste): Leonardo Mignani
Departamento de Venda Assistida: Cristiane Jayme (diretora Lazer), e os gerentes executivos Emerson Cardoso (Aéreo) e Roberto Araújo (Operações)
50% das vendas da CVC Corp em 2019
Colaboradores: 970
Executivos de vendas: 300
Atendimento: 550
Agentes de viagens ativos pré-pandemia: 12 mil
Agentes de viagens ativos no auge da crise: 1,6 mil
Agentes de viagens ativos em setembro: 7 mil
Novas agências cadastradas: 290 em julho e 428 em agosto
Agentes de viagens capacitados via Aprimora: 32 mil, em mais de 230 treinamentos entre março e agosto
Volume de buscas nos sistemas das quatro marcas já está em 60% do pré-pandemia
Hubs de atendimento às agências: Santo André (SP), Blumenau (SC), Curitiba, Belo Horizonte e Aparecida de Goiânia (GO)
Segundo o diretor B2B da CVC Corp, Luciano Guimarães, o retorno das agências foi em velocidade maior que a esperada. Também tem impressionado a quantidade de novas agências pedindo cadastro. Foram 290 novos cadastros em julho e 428 em agosto. Provavelmente são empresas criadas por ex-funcionários demitidos em antigas agências ou que viram suas ex-empresas fecharem.
“Foi um retorno mais rápido do que esperávamos. Já temos sete mil agências ativas vendendo, contra 12 mil no pico de 2019 e 1,6 mil em abril”, disse Guimarães ao Portal PANROTAS. Segundo ele a venda é majoritariamente para destinos nacionais, com o internacional sendo pautado por notícias (especialmente de reabertura de fronteiras) e oportunidades (ou seja, promoções). O volume de buscas no EsferaFácil, ReservaFácil e NaTrend está em 60% do pré-pandemia, o que também mostra uma boa recuperação.
Para o final de ano, além do Brasil, sua aposta são as viagens para o Caribe, já com boa procura nas quatro marcas B2B da CVC Corp.
“O Caribe está sendo bem buscado e bem vendido. Enquanto o nacional tem uma busca constante, no internacional vemos que as pessoas estão atrás de oportunidades. Saiu a notícia de que os Estados Unidos iriam flexibilizar a entrada de brasileiros e as vendas subiram imediatamente. Quando reabrir realmente (a fronteira com os EUA) a fila de carros para Guarulhos vai ser similar à ida para praia nos feriados”, prevê.
UNIFICAÇÃO
Luciano Guimarães também falou ao Portal PANROTAS sobre a unificação das marcas B2B, um desejo do CEO Leonel Andrade, que entrou na empresa em abril e disse, em entrevista à PANROTAS, que iria simplificar as unidades do grupo, pois havia marcas vendendo a mesma coisa para as mesmas pessoas. A primeira mudança feita por Andrade foi dividir o B2B do B2C, entregando a primeira área para Guimarães e a segunda para Emerson Belan, que será substituído em novembro por Daniela Bertoldo.
Na sequência foi contratada uma consultoria, a GAD’, para analisar os caminhos para essa simplificação de marcas e unidades de negócios. A tendência é que essa unidade B2B se transforme em uma empresa dentro da CVC Corp. Se terá uma marca única ou se manterá algumas delas ainda está sendo discutido internamente, mas a unificação é o caminho.
“Os 300 executivos de vendas se apresentarão às agências representando todos os produtos. O objetivo é que o agente encontre tudo em um só local, falando com um só promotor”, explica Guimarães. O B2B da CVC Corp conta com 550 colaboradores dedicados ao atendimento ao agente de viagens, de um total de 970.
SISTEMA
Também o sistema será único, com todos os produtos atuais e mais alguns novos a caminho, envolvendo tudo que está ligado direta e indiretamente às viagens, incluindo itens que o agente de viagens ainda nem vende e nem sabe que poderia vender.
“Quando assumi o B2B tínhamos 11 sistemas de front, hoje são seis e a meta é chegar a um sistema único. Já em 1º de outubro teremos o sistema de lazer unificado, com Trend e Visual no mesmo espaço. Mas a meta é um portal para o agente de viagens comprar tudo o que oferecemos hoje nos seis sistemas e mais os novos produtos”, explica.
B2B DA CVC CORP EM NÚMEROS E NOMES
Diretor executivo: Luciano Guimarães
Diretora de Marketing B2B: Renata Esteves
Diretor de Vendas Lazer: Cleiton Feijó
Diretor de Vendas para RexturAdvance e três regiões da Trend (São Paulo, Interior de São Paulo e Norte/Nordeste): Flávio Marques
Diretor de Vendas da Esferatur e de outras três regionais da Trend (Sudeste, exceto São Paulo, Sul e Centro-Oeste): Leonardo Mignani
Departamento de Venda Assistida: Cristiane Jayme (diretora Lazer), e os gerentes executivos Emerson Cardoso (Aéreo) e Roberto Araújo (Operações)
50% das vendas da CVC Corp em 2019
Colaboradores: 970
Executivos de vendas: 300
Atendimento: 550
Agentes de viagens ativos pré-pandemia: 12 mil
Agentes de viagens ativos no auge da crise: 1,6 mil
Agentes de viagens ativos em setembro: 7 mil
Novas agências cadastradas: 290 em julho e 428 em agosto
Agentes de viagens capacitados via Aprimora: 32 mil, em mais de 230 treinamentos entre março e agosto
Volume de buscas nos sistemas das quatro marcas já está em 60% do pré-pandemia
Hubs de atendimento às agências: Santo André (SP), Blumenau (SC), Curitiba, Belo Horizonte e Aparecida de Goiânia (GO)