Trend estará ainda mais forte pós pandemia, afirma diretor
Maurício Favoretto, diretor geral da operadora, fala em entrevista exclusiva como tem encarado a crise
“Eu costumo falar que de mar calmo não sai bom marinheiro”. Mais forte, mais resiliente, com novos produtos e tecnologias e a mesma parceria de sempre com o agente de viagens. É assim que o diretor geral da Trend, Maurício Favoretto, acredita que a empresa marcará presença no cenário de retomada do Turismo pós pandemia. “Ao invés de ficar parado reclamando, eu e toda a empresa estamos trabalhando para voltar ainda mais fortes”, afirmou.
Com cerca de 450 colaboradores, todos eles trabalhando atualmente em regime de home office, a Trend, na opinião de Favoretto, tem se saído muito bem em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. “Dividimos as ações tomadas em fases, sendo que a primeira delas foi cuidar dos nossos funcionários e colocá-los para trabalhar de casa, estabelecendo algumas medidas, como por exemplo, a redução da jornada em 50% (para todo o grupo CVC Corp)”, revela. Segundo Favoretto, todos os postos de trabalho foram mantidos, sem nenhum desligamento, exceto aqueles que já estavam programados antes da pandemia.
Além disso, a Trend também disponibilizou um hotsite para consolidar notícias que mostravam o atual cenário do Turismo e do mundo, trazendo informações relevantes sobre as MPs em tratativas, iniciativas governamentais, linhas de crédito, entre outros. “Também fizemos campanhas como a “Fique em casa, Viaje depois” nas redes sociais e ações internas de reconhecimento das vendas que estão acontecendo para o segundo semestre”, afirmou.
Seguindo o mesmo discurso e linha de racícionio de Leonel Andrade, CEO da CVC Corp, e Claiton Armelin, diretor de Produtos Nacionais da CVC Brasil, Mauricio Favoretto acredita em uma retomada gradual, começando em outubro com destinos nacionais e viagens a lazer de curta e média duração, como finais de semana, feriados e fim de ano. “Destinos de praia devem se sobressair neste cenário. No entanto, voltar aos níveis de 2019, acho que ainda levaremos mais uns dois ou três anos”, avalia o executivo. Ainda de acordo com o diretor, assim que houver sinais concretos de melhorias, o mercado corporativo também voltará, mesmo que em níveis inferiores, à sua rotina normal.
PARCERIA COM O TRADE
Desde sua fundação, o único canal de vendas da Trend sempre foi o agente de viagens. Mesmo diante de um período difícil, a operadora não deixou de engajar e se relacionar com esse público. “Já realizamos mais de 130 treinamentos em parceria com destinos e fornecedores, abordamos assuntos como liderança estratégica, gestão de crise e inteligência emocional. Já foram mais de três mil agentes capacitados”, revela. Para Favoretto, este é o momento que a empresa precisa mostrar a sua preocupação com o parceiro que está com ela no dia a dia com "céus de brigadeiro".
Uma outra iniciativa, proposta pela equipe comercial da Trend, foram as visitas virtuais. Com o isolamento e distanciamento social, as visitas presenciais foram suspensas até segunda ordem. “Nosso time deu a ideia de realizar encontros virtuais pela internet com as agências parceiras. Somente no mês passado, ´visitamos´ mais de 500 agências de viagens”, comemora
Já os Comitês de Clientes, eventos de relacionamento com a diretoria das principais agências por região do Brasil, seguem em maio. ”Esse tipo de encontro é muito importante para nós, pois além de ouvir o que eles têm para nos dizer, a gente também pode dividir um pouco do que estamos preparando.”
“Estar próximo do agente é um pilar da Trend e da CVC Corp. Queremos que todos eles saibam que podem contar com a gente nos momentos mais difíceis também”, afirma o diretor, que já vê um trade mais otimista e ávido pela retomada “Em março, a preocupação era reacomodar e reembolsar reservas. Hoje, a situação já é diferente. Já estamos vendo algumas buscas e emissões para os últimos meses do ano”, reitera.
Com cerca de 450 colaboradores, todos eles trabalhando atualmente em regime de home office, a Trend, na opinião de Favoretto, tem se saído muito bem em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. “Dividimos as ações tomadas em fases, sendo que a primeira delas foi cuidar dos nossos funcionários e colocá-los para trabalhar de casa, estabelecendo algumas medidas, como por exemplo, a redução da jornada em 50% (para todo o grupo CVC Corp)”, revela. Segundo Favoretto, todos os postos de trabalho foram mantidos, sem nenhum desligamento, exceto aqueles que já estavam programados antes da pandemia.
Além disso, a Trend também disponibilizou um hotsite para consolidar notícias que mostravam o atual cenário do Turismo e do mundo, trazendo informações relevantes sobre as MPs em tratativas, iniciativas governamentais, linhas de crédito, entre outros. “Também fizemos campanhas como a “Fique em casa, Viaje depois” nas redes sociais e ações internas de reconhecimento das vendas que estão acontecendo para o segundo semestre”, afirmou.
Seguindo o mesmo discurso e linha de racícionio de Leonel Andrade, CEO da CVC Corp, e Claiton Armelin, diretor de Produtos Nacionais da CVC Brasil, Mauricio Favoretto acredita em uma retomada gradual, começando em outubro com destinos nacionais e viagens a lazer de curta e média duração, como finais de semana, feriados e fim de ano. “Destinos de praia devem se sobressair neste cenário. No entanto, voltar aos níveis de 2019, acho que ainda levaremos mais uns dois ou três anos”, avalia o executivo. Ainda de acordo com o diretor, assim que houver sinais concretos de melhorias, o mercado corporativo também voltará, mesmo que em níveis inferiores, à sua rotina normal.
PARCERIA COM O TRADE
Desde sua fundação, o único canal de vendas da Trend sempre foi o agente de viagens. Mesmo diante de um período difícil, a operadora não deixou de engajar e se relacionar com esse público. “Já realizamos mais de 130 treinamentos em parceria com destinos e fornecedores, abordamos assuntos como liderança estratégica, gestão de crise e inteligência emocional. Já foram mais de três mil agentes capacitados”, revela. Para Favoretto, este é o momento que a empresa precisa mostrar a sua preocupação com o parceiro que está com ela no dia a dia com "céus de brigadeiro".
Uma outra iniciativa, proposta pela equipe comercial da Trend, foram as visitas virtuais. Com o isolamento e distanciamento social, as visitas presenciais foram suspensas até segunda ordem. “Nosso time deu a ideia de realizar encontros virtuais pela internet com as agências parceiras. Somente no mês passado, ´visitamos´ mais de 500 agências de viagens”, comemora
Já os Comitês de Clientes, eventos de relacionamento com a diretoria das principais agências por região do Brasil, seguem em maio. ”Esse tipo de encontro é muito importante para nós, pois além de ouvir o que eles têm para nos dizer, a gente também pode dividir um pouco do que estamos preparando.”
“Estar próximo do agente é um pilar da Trend e da CVC Corp. Queremos que todos eles saibam que podem contar com a gente nos momentos mais difíceis também”, afirma o diretor, que já vê um trade mais otimista e ávido pela retomada “Em março, a preocupação era reacomodar e reembolsar reservas. Hoje, a situação já é diferente. Já estamos vendo algumas buscas e emissões para os últimos meses do ano”, reitera.