Rodrigo Vieira   |   06/05/2024 10:47

Localiza perde share para a Movida entre as TMCs após ajuste comercial

Locadora mineira perdeu três pontos percentuais de participação, quase mesmo índice de ganho da Movida

Free Images
Disputa entre locadoras se acirra após alterações da Localiza
Disputa entre locadoras se acirra após alterações da Localiza

No primeiro trimestre deste ano, as agências de viagens corporativas (TMCs) associadas à Abracorp faturaram R$ 3,28 bilhões, alta de 0,8% em comparação com o primeiro trimestre de 2023 e 25% em relação ao período pré-pandemia. Em março, o faturamento foi de quase R$ 1,2 bilhão.

Um dos destaques da associação em relação aos resultados do mês é a parda de share da Localiza no segmento de locação de veículos. Dados da Abracorp mostram que a locadora perdeu três pontos percentuais e a causa para tal seria a mudança na política comercial da empresa mineira, que causou revolta entre as TMCs.

"O espaço foi ocupado principalmente pela Movida, que teve crescimento quase na mesma proporção", afirma o diretor executivo da Abracorp, Humberto Machado. "Esses três pontos percentuais para a Movida representam um crescimento de quase 20% no número de diárias e 33% em faturamento", afirma ele.

No dia 23 de fevereiro, o setor corporativo foi pego de surpresa quando as TMCs associadas à Abracorp anunciaram que estavam em processo de avaliação sobre a continuidade de suas parcerias comerciais com a Localiza após "uma mudança súbita e radical no modelo comercial anteriormente estabelecido" da locadora.

Em 2023, as TMCs associadas movimentaram mais de R$ 400 milhões em locação de veículos, sendo que cerca de 60% desse valor (R$ 240 milhões) corresponde a vendas realizadas com a Localiza.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados