Rendez-vous en France 2025 termina em Lyon com mais de 28 mil reuniões de negócios
Feira do Turismo francês reuniu 1,5 mil operadores de viagens, agentes e fornecedores

LYON, França - Terminou no final da tarde de 2 de abril a 18ª edição da feira de viagens Rendez-vous en France. O maior evento do Turismo francês reuniu 817 operadores e agentes de 62 países de diferentes continentes e 704 expositores, que realizaram um total de 28.144 reuniões de negócios ao longo dos dois primeiros dias do mês de abril.
Quase metade dos operadores veio da Europa. Entre os mercados de longa distância, o Brasil foi a terceira maior delegação, com 35 profissionais, atrás apenas de Estados Unidos e Japão. A América Latina como um todo teve 92 operadores na feira, além de representantes da Atout France na América do Sul e no México e três jornalistas. Ao todo, foram 26 jornalistas internacionais, sendo o Portal PANROTAS o único veículo brasileiro.
Entre os fornecedores, 25% vieram do Sul da França (onde ficam, por exemplo, Provence e Côte d’Azur), 24% do Leste (Auvergne-Rhône-Alpes, onde se encontra Lyon, Borgonha), 21% do Norte (Paris) e 20% do Oeste (Normandia, Bretanha, Vale do Loire e outras regiões).
No último dia da feira, enquanto operadores participavam dos encontros de negócios, jornalistas assistiram a apresentações sobre o Turismo francês. Em 2024, a França bateu seu próprio recorde de visitantes internacionais, recebendo 100 milhões de pessoas e se mantendo no lugar de país mais visitado do mundo, e de receita, com arrecadação de € 71 bilhões. Para 2025, as expectativas continuam altas, mas não em relação a aumentar o número de visitantes:
“Cada vez mais, a França valoriza qualidade no Turismo, e não volume”, apontou Caroline Putnoki, diretora da Atout France para a América do Sul, em conversa com o Portal PANROTAS depois das entrevistas coletivas.
“Aumentar a receita é mais importante para o país do que receber uma quantidade maior de pessoas. Agora, o fundamental mesmo é que os visitantes sejam responsáveis e respeitem o meio ambiente, as pessoas e os costumes locais”,
Caroline Putnoki, da Atout France.
Depois do balanço positivo do ano de 2024, representantes de várias regiões do país fizeram suas apostas para 2025, destacando eventos esportivos e novidades culturais. Rose-Marie Abel, diretora-geral interina da Atout France, e Sophie Mandrillon, diretora de Marketing da agência de desenvolvimento do Turismo francês, abriram a rodada de imprensa ressaltando grandes eventos previstos para 2025. Entre eles, largada do Tour de France de volta ao país (em Lille, em julho) e a reabertura da Notre-Dame para visitas em grupo.
“Em dezembro, quando a Catedral foi reaberta, tivemos um público médio de 25 mil pessoas por dia”, disse Sybille Bellamy-Brown, representante da Notre-Dame de Paris. “Atualmente, estamos recebendo em média 30 mil pessoas por dia. Os peregrinos voltaram em janeiro. E em 9 de junho, reabriremos para grupos de visitantes em geral. Começaremos com 40 grupos por dia, além dos peregrinos, e iremos o aumentando o número progressivamente”.

François Navarro, diretor-geral da agência de Turismo de Lille, cidade a 220km a nordeste de Paris, chamou a atenção para o início da festa do Tour de France, em 3 julho: “Neste dia abriremos o fan park, na Place de la République. Nossa praça principal sediará a apresentação dos times, o que é sempre um grande momento antes de começar a competição. A largada da corrida será em 5 de julho, com 20 quilômetros na primeira etapa”.
Estelle Réau, diretora de Comunicação e Marketing do Hauts de France Tourism, onde fica Lille, destacou que as rotas de ciclismo da região não são apenas para ciclistas profissionais: “Estamos abertos para o cicloturismo de todos os níveis”.
Na área cultural, Caen, na Normandia, celebrará mil anos. Já a região de Provence-Alpes Côte d’Azur homenageará o pintor Paul Cézanne (1839-1906). Loïc Chovelon, CEO do comitê regional de Turismo, apresentou a principal exposição do ano Cézanne: “Será em Aix-en-Provence, de 28 de junho a 12 de outubro, e reunirá mais de uma centena de obras de Paul Cézanne. As perspectivas para o Turismo este ano e nos próximos estão muito boas. Há previsão de abertura de mais de 50 hotéis na Provence e na Côte d’Azur.”
Entre as atrações culturais, com o fechamento do Centro Georges Pompidou em Paris para cinco anos de obras de renovação, a filial em Metz ganhará mais relevância: “Teremos a oportunidade de acolher 400 obras que serão apresentadas em três exposições diferentes”, contou Catherine Gouttefarde, diretora-geral da agência de Turismo da região. “Inaugurado em 2010, o Pompidou-Metz fica em um prédio moderno, desenhado pelo escritório japonês Shigeru Ban. Além disso, um dos nossos dois restaurantes, o Yozora, tem uma estrela Michelin. E acabamos de abrir na cidade um esperado hotel desenhado por Philippe Starck, a Maison Heler, com 104 quartos e suítes, e parte da Curio Collection by Hilton. Operadores que participaram do pré-tour pela Alsácia foram os primeiros hóspedes”.
O Rendez-vous em France retorna em 2026, em Nice, na Côte d’Azur. A data exata do evento ainda não foi anunciada, mas será entre a última semana de março e a primeira de abril.
Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS, que viaja a convite da Atout France em parceria com a Air France e seguro GTA.