Rendez-vous en France 2025 reúne mais de 800 operadores de Brasil e mundo em Lyon
Delegação sul-americana supera os 40 profissionais, sendo mais de 30 operadores e agentes do Brasil

LYON - O Musée des Confluences é o cenário de abertura da edição 2025 da feira Rendez-vous en France, que acontece nesta terça (1) e quarta-feira (2), em Lyon, na região de Auvergne-Rhône-Alpes. O evento B2B reúne mais de 800 operadores e agentes de viagens de cerca de 70 países, 600 fornecedores das 13 regiões da França continental e 30 jornalistas internacionais. Ao longo dos dois dias, estão previstas 25 mil reuniões de negócios.
A delegação sul-americana, com mais de 40 profissionais, sendo mais de 30 operadores e agentes do Brasil, é liderada por Caroline Putnoki, diretora da Atout France para a América do Sul e nomeada este ano presidente para o Brasil da European Travel Commission (ETC). Do time da Atout France em São Paulo ainda estão em Lyon Beatriz Alves, assistente de Promoção e Marketing para a América do Sul, e Shirley Vieira, gerente de projetos.
A lista de profissionais de Turismo do Brasil convidados para a feira reúne ainda:
- Alberto Bacarin, da Orinter
- Gilberto Braghetta, da Alternatur
- Mila Fiorese, da Travelness by Primetour
- Pablo Benhard, da TT
- Larissa Vieitas, da Travel Place
- Ronnie Correa, da Abreutur
- Regina Kiraly, da Mistral
- Saulo Reis Jr, da BWT
- Vitor Libório, da SB Travel
- Entre outros profissionais
A cidade-sede e além

Lyon tem dois mil anos de história, é listada como Patrimônio Mundial pela Unesco e considerada a capital da gastronomia francesa. O local do evento de abertura, Musée des Confluences, dedicado à história, foi inaugurado há dez anos e localiza-se na ponta da península de Lyon, onde o Saône deságua no Rhône. A delegação sul-americana hospeda-se no Novotel Lyon Gerland Musée de Confluences, às margens do Rio Rhône e ao lado do Halle Tony Garnier, endereço da feira Rendez-vous en France 2025.
Veja abaixo o álbum de fotos do famtour
Antes do início do evento, foram realizadas visitas de familiarização a cidades como Nice e Antibes, na Côte d’Azur, e a Alpe d’Huez e Tignes, na região de Auvergne-Rhône-Alpes, onde encontra-se também a cidade-sede. O Portal PANROTAS participa de uma viagem de imprensa para Alpe d’Huez, estação de esqui com base a 1.860 metros de altitude e a 180 km a sudeste de Lyon, e à região vinícola de Beaujolais, a 50 km ao norte da cidade.
Na noite em Lyon antes do press tour, a hospedagem foi no Mercure Château Perrache, no Centro, ao lado de uma das estações de trem da cidade, a Gare Perrache. Lyon está a duas horas de Paris pelo trem de alta velocidade (TGV na sigla em francês), com vários horários ao longo do dia; a 1h40m de Marseille, no Sul da França, e a 1h45m de Genebra, na Suíça.
Barbara Bréheret e Vanessa Michy, ambas do Turismo de Auvergne-Rhône-Alpes, receberam os jornalistas internacionais para um jantar de boas-vindas no hotel. Os vinhos Crozes- Hermitage, branco, e Saint-Joseph, tinto, representaram duas das 43 AOC vinícolas da região. O grupo que participa do tour de imprensa reúne jornalistas de veículos de Índia, Singapura, Turquia, Polônia, Áustria e Estados Unidos, além da PANROTAS.
A França é o país que mais recebe visitantes internacionais em todo o mundo. Ano passado, com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris e os 80 anos do aniversário do Dia D na Normandia, bateu o próprio recorde. Foram mais de 100 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Para 2025, um extenso calendário de celebrações de datas redondas e eventos culturais, esportivos, gastronômicos e históricos, em Paris e além, promete manter alto o número de visitantes estrangeiros.
Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Atout France em parceria com a Air France e seguro GTA.