Fitur 2025 espera 250 mil participantes e cresce em número de expositores; veja novidades
Grande destaque desta edição é o Brasil como país parceiro pela primeira vez
A Fitur 2025 abre mais uma vez o calendário de feiras de Turismo no mundo, de 22 a 26 de janeiro, em Madri, na Espanha. Na edição deste ano, o evento espera 150 mil profissionais, entre quarta e sexta-feira, e cerca de 100 mil visitantes do público geral no fim de semana.
Com isso, esta edição deve gerar um impacto econômico de 445 milhões de euros para a cidade, beneficiando setores como transporte, hotelaria, gastronomia, cultura e entretenimento. Além disso, são esperadas 9,5 mil empresas, 156 países e 884 expositores principais (aumento geral de 10% e um crescimento de 19% na participação internacional) em nove pavilhões, incluindo 101 países com representação oficial.
Destaque para a área de Travel Technology, que foi ampliada, contando com mais de 100 empresas do setor, marcando um crescimento contínuo de 6% em sua 45ª edição. Ainda, outro destaque desta edição é o Brasil como país parceiro pela primeira vez.
"O Brasil vê o turismo como uma atividade que combina inovação tecnológica, sustentabilidade e a riqueza cultural e natural do país. Nosso objetivo é mostrar ao mundo como a economia verde e o turismo podem caminhar juntos, consolidando o Brasil como referência global em Turismo sustentável"
Embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro
O futuro do Turismo: negócios, conhecimento e sustentabilidade
Com 790 milhões de turistas internacionais gerando um impacto econômico direto de aproximadamente US$ 3,4 trilhões no início de 2024 (segundo a OMT), a Fitur 2025 se alinha aos desafios globais do setor, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento de negócios, o compartilhamento de conhecimento e a promoção do turismo responsável.
Nesta nova edição, a Fitur renovou suas dez seções temáticas, promovendo sustentabilidade e negócios ao conectar a indústria do turismo com outros setores que geram novos nichos de viajantes.
- Fitur Cruises: Destaca o compromisso da indústria de cruzeiros com a sustentabilidade ambiental e o impacto positivo nas comunidades locais.
- Fitur LGTB+: Enfatiza a diversidade e inclusão no turismo.
- Fitur Lingua: Explora o turismo de idiomas como ferramenta de descentralização e desestacionalização.
- Fitur Screen: Conecta a indústria cinematográfica ao turismo.
- Fitur Sports: Mostra como o turismo esportivo impulsiona o turismo sustentável.
- Fitur Techy: Apresenta como a IA está revolucionando a gestão de viagens.
- Fitur Talent: Debate os desafios do setor relacionados a talento, formação e desenvolvimento.
- Fitur Woman: Promove a liderança feminina no setor.
- Fitur Know How & Export: Destaca empresas espanholas de turismo com potencial exportador.
- Fitur 4all: Incentiva o turismo acessível e premia iniciativas inclusivas.
Além disso, o Observatório de Sustentabilidade FiturNext, em parceria com a Aqualia, explorará como o turismo pode contribuir para uma gestão alimentar sustentável. Como parte do compromisso com a sustentabilidade, a Ifema Madrid medirá a pegada de carbono da Fitur e, pela primeira vez, incluirá a medição das emissões indiretas geradas pelo evento.
Outra novidade de 2025 é a parceria com a Holafly, líder europeia em eSIMs, que oferecerá aos visitantes 24 horas de conexão gratuita durante a feira.