Laura Enchioglo   |   10/01/2025 14:06

Especialistas debatem gestão sustentável de alimentos no Turismo no FiturNext

Observatório de Sustentabilidade acontece de 22 a 25 de janeiro e terá apresentações do Brasil


Divulgação

O FiturNext, observatório dedicado a promover boas práticas de Turismo em termos de sustentabilidade, publicou o programa completo de sua sexta edição em parceria com a Aqualia, marca de gestão do ciclo integral da água. De 22 a 25 de janeiro, durante a Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), o observatório combinará a cerimônia de premiação das iniciativas vencedoras do Desafio FiturNext 2025 com diálogos, conferências, mesas-redondas e palestras com profissionais do setor, destacando a sustentabilidade alimentar no turismo.

Uma inauguração dedicada aos vencedores do FiturNext 2025

A programação começará com a inauguração em 22 de janeiro, às 12h30 (CET), seguida por uma palestra de Francisco Rodríguez, chefe de turismo da Ideas for Change. Ele apresentará o relatório "FiturNext 2025 – Rumo à gestão sustentável de alimentos por meio do turismo", um documento analítico com diretrizes e boas práticas para promover recursos acessíveis à gestão sustentável de alimentos no turismo.

As apresentações serão seguidas pela entrega de prêmios às iniciativas vencedoras do Desafio 2025, que, ao longo do dia, apresentarão seus projetos nas três categorias do Observatório desta edição.

A iniciativa Rutas Gastronómicas Sostenibles de Extremadura, promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte do Governo Regional da Extremadura, vencedora na categoria Destinos e Outros Territórios, apresentará seu programa de agroturismo rural baseado em produtos locais que conectam cultura, natureza e gastronomia regional.

Por sua vez, a Hurtigruten Cruises, vencedora na categoria Setor HORECA e Transporte, apresentará seu sistema alimentar circular, que reduz o desperdício de alimentos em suas ofertas de viagem.

Já a empresa Too Good To Go, vencedora na categoria Outros Agentes da Cadeia Alimentar no Turismo, demonstrará seu aplicativo que conecta estabelecimentos com excedente de alimentos a usuários que podem comprá-los a preços reduzidos.

Além disso, as iniciativas finalistas desta edição receberão uma menção especial durante a cerimônia, incluindo: WASP-Alentejo Wines Sustainability Programme, Hungry for Finland, STAY GREEN by H10 Hotels, Honest Food: Iberostar and sustainable food management, Gourmet Catering & Events, Naria, Intursa: Hotel Food Rescue Programme, Sustainable Food in Hotels by Futouris, Finca la Floración e Arqueogastronomia.

Mesas-redondas sobre a indústria do turismo e políticas públicas

O programa FiturNext 2025 inclui uma agenda de atividades, como palestras, conferências e mesas-redondas com profissionais e especialistas comprometidos com a sustentabilidade alimentar.

Um dos eventos é a mesa-redonda com Rafael Fernández-Álava, diretor de Comunicação e Assuntos Externos da Costa Cruzeiros; Álvaro Sánchez López, diretor global de Sustentabilidade da Iberostar Hotels & Resorts; e Rosa Nordfeldt, diretora de Sustentabilidade da Air Europa. O debate abordará como a indústria do turismo pode alcançar o desperdício zero, explorando oportunidades de negócios e serviços.

O evento também contará com uma mesa-redonda sobre políticas públicas no setor, com Ana Díaz Pérez, vice-diretora-geral de Qualidade e Sustentabilidade Alimentar do Ministério da Agricultura da Espanha, e Mayte Alonso Gª de Vinuesa, da Direção-Geral de Turismo da Extremadura.

Haverá ainda palestras organizadas pelo patrocinador Aqualia, apresentações do Brasil, país parceiro do Fitur deste ano, e sessões dedicadas a tecnologia, regeneração e patrimônio, explorando sua contribuição para o Desafio 2025.

Duas mesas-redondas organizadas pela Aqualia também estão programadas:

"Oportunidades da Economia Circular na Gestão do Ciclo da Água" – Quinta-feira, 23 de janeiro, às 13h00, com a participação de:

  • Víctor Monsalvo, chefe da Área de Ecoeficiência do Departamento de Inovação da Aqualia
  • José Manuel Alcántara, diretor-geral da Arcgisa (Água e Resíduos do Campo de Gibraltar)
  • Juan Franco, prefeito de La Línea (Cádiz)
  • Ignacio Gragera, prefeito de Badajoz
  • Silvia Heredia, prefeita de Écija (Sevilha)

"Benefícios da Gestão Sustentável da Água em Cidades Turísticas: Casos de Sucesso" – Sexta-feira, 24 de janeiro, às 13h00, com a participação de:

  • Rocío Santiago, diretora de Estudos e Operações da Aqualia
  • Carmen Ferrer, prefeita de Santa Eulària des Riu (Ibiza)
  • Antonio Osuna, prefeito de Mérida (Badajoz)

Por fim, o Observatório FiturNext promoverá um debate com o público para explorar o Desafio 2026 e seu impacto positivo na indústria do turismo. O encerramento ocorrerá no sábado, 25 de janeiro, com um workshop em parceria com universidades, que refletirá sobre futuras oportunidades no setor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados