Filip Calixto   |   05/12/2024 11:08

Embratur abre inscrições para coexpositores da Seatrade Cruise Global 2025

Feira é uma das mais importantes do mundo no cenário da indústria internacional de cruzeiros

Marcio Menasce/Embratur
Temporada de cruzeiros 2024/2025 no Brasil deve ofertar 862 mil leitos
Temporada de cruzeiros 2024/2025 no Brasil deve ofertar 862 mil leitos

A Embratur lançou o edital para selecionar coexpositores para a Seatrade Cruise Global 2025, que será realizada de 7 a 10 de abril no Miami Beach Convention Center, em Miami, Estados Unidos. As inscrições estão abertas até o próximo domingo (8), e os resultados serão divulgados em 16 de dezembro.

O evento é referência no setor de cruzeiros, reunindo milhares de participantes e centenas de expositores de diversos países. A edição de 2024 contou com mais de 11 mil participantes, 600 expositores de 120 países e movimentou negócios no segmento de turismo náutico. No Brasil, o setor registrou mais de R$ 5 bilhões em impacto econômico na temporada 2023/2024 e gerou mais de 80 mil empregos.

Crescimento do turismo náutico no Brasil

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o crescimento do turismo de cruzeiros no Brasil. Segundo ele, o número de turistas internacionais que entraram no país por vias marítimas ou fluviais cresceu 17,7% nos primeiros 10 meses de 2024.

“A atividade náutica tem impacto direto na economia dos destinos turísticos. Nosso objetivo é aumentar a visibilidade internacional do Brasil como destino de cruzeiros, o que contribui para o aumento do fluxo de turistas, geração de empregos e renda”

afirmou Freixo

Freixo também lembrou que o Brasil foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, o Melhor Destino para Cruzeiros da América do Sul no World Travel Awards.

Parcerias estratégicas

A Embratur mantém um Acordo de Cooperação Técnica com a CLIA Brasil para promover o Brasil como destino de turismo náutico no mercado internacional. A parceria envolve ações junto a gestores de destinos, operadores de viagem e outros representantes do setor de cruzeiros. De acordo com um estudo da CLIA Brasil e da Fundação Getúlio Vargas, 92% dos cruzeiristas pretendem realizar novas viagens e 87% desejam retornar aos destinos visitados.

Estratégias e categorias de inscrição

As categorias para inscrição de coexpositores incluem órgãos públicos, operadoras de cruzeiros marítimos e fluviais, portos, terminais turísticos, operadores de turismo receptivo, companhias aéreas e organizações de marketing de destinos. O gerente Alexandre Nakagawa destacou os investimentos realizados em portos e terminais de passageiros, além de parcerias com operadores locais que promovem experiências turísticas nos pontos de parada das embarcações.

Temporada de cruzeiros 2024/2025

A nova temporada de cruzeiros no Brasil começou em novembro e prevê mais de 170 dias de operações, com nove navios percorrendo a costa nacional e ofertando 862 mil leitos. A expectativa é superar os resultados da temporada passada, que movimentou R$ 5,2 bilhões e gerou 80 mil empregos. Entre os destinos contemplados estão Ilhabela (SP), Búzios (RJ), Recife (PE) e Balneário Camboriú (SC).

Acesse aqui o edital

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados