Pedro Menezes   |   07/11/2024 13:15
Atualizada em 07/11/2024 13:22

Festuris 2024 começa hoje com 2,5 mil marcas e 15 mil profissionais

Feira chega a 2024 como a maior da história, superando inclusive a edição especial de 35 anos

PANROTAS / Emerson Souza
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris

GRAMADO (RS) - A 36ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado começa nesta quinta-feira (7), com a tradicional cerimônia de abertura realizada no Palácio dos Festivais. Será uma noite repleta de emoção, que promete destacar a resiliência e a superação do Turismo do Rio Grande do Sul após as enchentes.

O Festuris está pronto para brilhar mais uma vez, ao realizar novamente a maior edição da história, ultrapassando a edição especial de 35 anos, comemorada em 2023. A feira vai reunir 2,5 mil marcas e mais de 50 destinos internacionais em exatos 400 estandes, que estarão espalhados por 27 mil metros quadrados de área.

Uma vez mais, os três pavilhões do Serra Park serão devidamente ocupados pelas marcas do Turismo nesta sexta-feira (8) e sábado (9). Na última edição, em 2023, cerca de 2,5 mil marcas participaram do Festuris distribuídas em pelas mesmas 400 unidades de negócios como mesas, balcões, lounge e estandes.

Divulgação/ Festuris
Organizadores estimam que haverá aumento no número de marcas expostas, especialmente as internacionais
Organizadores estimam que haverá aumento no número de marcas expostas, especialmente as internacionais

No ano passado, 40 destinos internacionais estiveram em Gramado. Para esta edição, estão confirmados 53 países. De modo geral, os organizadores estimam que haverá aumento no número de marcas expostas, especialmente as internacionais. Tanto é que Argentina, Colômbia, Uruguai e Seychelles estão confirmados no evento. O mesmo vale para as companhias aéreas Azul, Gol, Latam, Copa, Emirates, Sky e Tap.

O Espaço LGBT+ e o Espaço Luxury também estão confirmados. O mesmo vale para Turismo de Saúde e Bem-Estar (Health & Wellness), ESG, Diversidade, Inovação & MIce, Palco do Empreendedorismo, Palco Rio Grande do Sul, Área Gastronômica e o Meeting Festuris. Serão, ao todo, 8 áreas de conteúdo.

Números do Festuris 2024

  • Área da feira de negócios 27 mil m²
  • Destinos internacionais: 53
  • Marcas confirmadas: 2,5 mil
  • Estandes: 400
  • Participantes confirmados: + 15 mil
  • Jornalistas/Assessores de imprensa/digitais: + de 430
  • Movimentação na economia regional: R$ 72 milhões
  • Negócios gerados durante o Festuris: mais de R$ 500 milhões (ano passado foi R$ 400 milhões)
  • Crescimento do Festuris em relação ao ano passado: 9%

Meeting Festuris

Divulgação
 As palestras ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro pela manhã
As palestras ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro pela manhã

O grande palco de conteúdos terá duas manhãs intensas com pautas diversificadas. As palestras ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro. A temática central estará voltada a “Conexão Futuro”, e dentre os assuntos discutidos estão o turismo regenerativo e a sustentabilidade. A grade de conteúdo também dará destaques à informação, inovação, tendências do mercado, networking, promoção de destinos e aprendizado.

Profissionais, gestores públicos e estudantes estão convidados a participarem do Meeting. O valor do passaporte é R$ 349 e, além do conteúdo programático deste palco, a credencial garante acesso à feira de negócios. Para os agentes de viagens, o valor de inscrição é R$ 190 + R$ 20 de transporte solidário.

Novidades da edição de 36 anos

PANROTAS / Emerson Souza
As novidades desta edição são o Espaço Health & Wellness e o Salão Rio Grande do Sul, que vai dar visibilidade ao potencial turístico do Estado
As novidades desta edição são o Espaço Health & Wellness e o Salão Rio Grande do Sul, que vai dar visibilidade ao potencial turístico do Estado

As atividades já tradicionais como os Espaços Luxury, LGBT+, Wedding, Business & Innovation, Green Experience e Food & Drinks estão confirmadas para este ano. As novidades desta edição são o Espaço Health & Wellness e o Salão Rio Grande do Sul, que vai dar visibilidade ao potencial turístico do Estado.

O objetivo do Festuris é mostrar em uma área exclusiva a resiliência do Estado e o quanto está preparado para receber visitantes. O local contará com sinalização temática, palco de conteúdo para discussões, pórtico de acesso, painel de Led e elementos culturais. Resgatar a autoestima do RS é o foco principal.

O Espaço Luxury, que reúne as principais marcas nacionais e internacionais de cada segmento do Turismo de luxo, chegou a quase 2 mil agendamentos realizados em outubro. Além de toda parte de negociação, dentro do Luxury ainda será oferecida uma programação exclusiva com dois happy hours.

A outra novidade é o espaço Health & Wellness que busca uma união entre medicina convencional e práticas complementares, abordando a saúde física, mental, espiritual e social. O objetivo é oferecer produtos, serviços e destinos de bem-estar e saúde, uma vez que esse turista gasta cerca de 130% a mais que o turista convencional.

Transporte do Festuris para Gramado

O Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre já reabriu para pousos e decolagens. O Festuris terá seis operações por dia de transfer, sem necessidade de agendamento. Além de Porto Alegre, também haverá operações nos aeroportos Hugo Cantergiani em Caxias do Sul e Hercílio Luz em Florianópolis. Nestes a operação será por agendamento. Mais informações no site festurisgramado.com/transporte-oficial.

PANROTAS no Festuris 2024

PANROTAS / Emerson Souza
Além da redação e de toda a equipe comercial, a PANROTAS compartilhará o espaço com seus parceiros
Além da redação e de toda a equipe comercial, a PANROTAS compartilhará o espaço com seus parceiros

A PANROTAS estará com um estande (F81) de 75 metros quadrados e cheio de ativações nos dois dias de feiras de negócios. Além da redação e de toda a equipe comercial, a PANROTAS compartilhará o espaço com seus parceiros. São eles: Aruba, Bradesco Cartões, BWH Hotel Group, Disney e ViagensPromo.

ARUBA - O destino caribenho levará um painel instagramável para o estande e realizará um quiz com sorteio de viagem + copos de brindes para os visitantes que responderem as perguntas.

BRADESCO CARTÕES - Empresa terá um mini lounge para receber seus convidados.

BWH HOTEL GROUP - Rede vai oferecer o tradicional café, servido por barista. Os visitantes também terão a oportunidade de ganhar brindes BWH no estande.

VIAGENSPROMO - A operadora vai promover uma ação divertida e que alegra os participantes durante os dois dias de Festuris: as caricaturas. Neste caso, um caricaturista produzirá artes que serão impressas canecas de porcelana como brinde ao visitante.

DISNEY - A Disney levará um painel instagramável para nosso estande, com direito a sorteio de brindes para os visitantes que tirarem foto no painel, postarem nas redes sociais com as hashtags da Disney e baixarem o encarte Disney atualizado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados