Beatriz Contelli   |   08/11/2024 12:08

Alexandre Sampaio apresenta potenciais do Turismo esportivo no Meeting Festuris

Presidente da FBHA ressaltou que o segmento é um dos que mais cresce, contribuindo com toda a sociedade

PANROTAS / Beatriz Contelli
Alexandre Sampaio, da FBHA/CNC, no palco do Meeting Festuris
Alexandre Sampaio, da FBHA/CNC, no palco do Meeting Festuris

GRAMADO (RS) - O primeiro dia de Meeting Festuris começou com uma programação intensa de palestras sobre economia, inovação, esporte e ESG. Um dos destaques da agenda foi a campanha da FBHA, “Turismo em Movimento”, que visa promover o Turismo esportivo como agente benéfico para a saúde, cultura e desenvolvimento econômico do País.

Alexandre Sampaio, presidente da federação, ressaltou o potencial do Turismo de esportes, que só em 2022 movimentou US$ 557 bilhões, sendo um dos segmentos que mais cresce atualmente (em média 18% ao ano). Para os próximos anos, a expectativa é que o segmento alcance US$ 600 bilhões em 2026 e US$ 1,8 trilhão até 2030.

Segundo o presidente, hotéis, restaurantes, guias de Turismo, estabelecimentos comerciais e demais empresas do setor também saem ganhando com o aumento do fluxo de visitantes interessados nos eventos esportivos. Só no Brasil, por exemplo, mais de 360 mil viagens a lazer realizadas são motivadas pelo esporte e cerca de 2,4% dos visitantes internacionais que vieram ao Brasil tinham motivações relacionadas ao esporte.

“Temos no Brasil todo o cenário necessário para investir e trazer etapas de competições das mais variadas modalidades esportivas. Os eventos esportivos se mostram como oportunidades de ampliar o calendário de eventos das cidades, promovendo um Turismo mais qualificado e com maior gasto de permanência nos destinos”,

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Ao longo dos últimos anos, o Brasil trouxe exemplos inspiradores de eventos esportivos que registraram resultados positivos para a economia:

  • Maratona de São Paulo - uma das maiores corridas de rua da América Latina, com mais de 18 mil inscritos;
  • Mundial de Surf em Saquarema (RJ) - movimentou R$ 159 milhões;
  • Ironman Brasil (Florianópolis) - coloca o Brasil no mapa do triathlon mundial, com mais de 1,7 mil atletas;
  • Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016) - transformação temporária da economia e infraestrutura das cidades.


Oportunidades do Turismo esportivo

O Turismo esportivo oferece programas e atividades voltados à prática de esportes, seja de forma amadora ou profissional. Apesar dos desafios existentes - que envolvem infraestrutura, segurança e preservação ambiental - o segmento tem muitas potencialidades a serem exploradas.

  1. Estimula a procura por outros segmentos e produtos turísticos locais;
  2. Induz ações do poder público para ampliação da infraestrutura urbana;
  3. Possibilita a ampliação do calendário turístico;
  4. Incentiva o crescimento de outros setores;
  5. Estimula o comércio local;
  6. Cria estruturas esportivas que servirão para a comunidade.


Gráfico demonstra grande interesse de amadores e profissionais pela corrida de rua
Gráfico demonstra grande interesse de amadores e profissionais pela corrida de rua

“O Turismo esportivo representa 10% do Turismo global. Cerca de 30% dos brasileiros praticam alguma atividade física e muitos destes desejam viajar e participar de eventos esportivos no Brasil ou no Exterior. Precisamos superar os desafios e compreender os benefícios do segmento na geração de receita, na criação de empregos e no desenvolvimento da infraestrutura local”, completou Sampaio.

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