Veja o que autoridades destacaram na cerimônia de abertura do Festuris 2024
Foi um momento de muitos agradecimentos, apoio ao Rio Grande do Sul e palavras de esperança
GRAMADO (RS) - Diversas autoridades, líderes do trade e parceiros da Feira Internacional de Turismo de Gramado 2024 (Festuris) subiram ao palco da cerimônia de abertura da feira, nesta quinta-feira (7), no Palácio dos Festivais. Foi um momento de muitos agradecimentos, apoio ao Rio Grande do Sul e palavras de esperança.
Embratur
"Mais do que parabéns pelo Festuris, eu gostaria de agradecer. Depois que tudo aconteceu no início de maio, depois de tudo que o Estado passou, é muito emocionante e muito bonito ver esta retomada e o Festuris sendo realizado. Eu fiz questão absoluta de vir e foi muito legal ver o aeroporto lotado e a demonstração que todos deram de amor à terra, um movimento que entrou para a história do Brasil"
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Freixo relembrou que o Turismo representa 8% do PIB nacional, mas pode representar muito mais. "Sabemos do compromisso e potência que temos. Batemos todos os recordes de receita do Turismo internacional. No ano passado, arrecadamos simplesmente 6,9 bilhões de dólares e, neste ano, vamos bater este recorde. E ainda podemos bater recorde histórico de turistas internacionais no Brasil. É sem dúvidas um momento muito positivo, mas temos que transformar o momento em tendência e para isso é preciso de política pública", complementou.
Ministério do Turismo
“Gostaria de registrar o esforço do ministro para estar presente aqui hoje. Infelizmente, ele não pôde vir. De qualquer forma, reitero minha alegria em estar aqui. Que tenhamos um evento repleto de oportunidades e troca de experiências, com a certeza de que o Festuris trará novas ideias, negócios e parcerias fortalecidas. Aproveito para convidá-los para a palestra de amanhã, onde abordaremos os avanços e impactos da nova Lei Geral do Turismo, um marco para o setor. Espero que possamos compartilhar conhecimento, enriquecer o debate e avançar para que o turismo se desenvolva como vetor de emprego e renda”
Barbara Sá, do Ministério do Turismo, representando o ministro Celso Sabino
Turismo do Rio Grande do Sul
"Temos um Estado muito mais alegre. uma terra gastronômica, com um potencial enorme para o Turismo, um setor que tem tudo para ser uma alavanca da economia do Rio Grande do Sul, com vindimas, Natal Luz de Gramado e tudo aquilo que temos com tanta excelência. Estamos realmente muito felizes de termos superado tudo que superamos com a soliedariedade do Brasil inteiro. Não há melhor tema para retratar isso do que o Natal do Acolhimento, já que nunca acolhemos tantas pessoas. A todos os presentes aqui hoje, bem-vindos ao Rio Grande do Sul, nós estávamos te esperando"
Ronaldo Santini, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul
Prefeito de Gramado
"Tivemos que recuperar e encontrar uma grande luz do fim do túnel após as enchentes de maio. Gostaríamos de agradecer pelo gesto brasileiro de solidariedade para com a nossa terra. Não é de hoje que Gramado escolheu o Turismo como sua atividade principal, que pudesse desenvolver e criar uma cidade diferente de todo o País. E isso foi alcançado por conta de todo o carinho que vocês olharam para Gramado"
Nestor Tissot, prefeito de Gramado
República Dominicana
“Gramado é uma cidade maravilhosa, que me faz lembrar o centro da República Dominicana em alguns sentidos e principalmente porque agimos de maneira parecida. Durante a pandemia, conversávamos sobre o potencial turístico do nosso país e agimos dando prioridade ao setor. Hoje estamos colhendo os frutos. Em 2023, recebemos 10,3 milhões de visitantes e, neste ano, esperamos superar essa marca, alcançando 11,5 milhões de turistas. Entre esses visitantes, muitos são brasileiros, aos quais expressamos nossa gratidão. A eles, nosso muito obrigado e aplausos"
Vice-ministro do Turismo da República Dominicana, Roberto Henriquez