Pedro Menezes   |   19/09/2024 17:10
Atualizada em 19/09/2024 17:14

Participantes avaliam local e modelo do Festival de Viagens

O festival contou com capacitação, networking e oportunidades de vendas para agentes e operadores

PANROTAS / Pedro Menezes
Festival de Viagens aconteceu no Wet'n Wild
Festival de Viagens aconteceu no Wet'n Wild

O 1º Festival de Viagens Multimarcas, realizado no último final de semana, no parque aquático Wet'n Wild São Paulo, segundo os organizadores do evento, reuniu 6 mil pessoas.

O festival contou com capacitação, networking e oportunidades de vendas para os agentes de viagens e operadores participantes (Abreu, Azul Viagens, Cativa e ViagensPromo). É um modelo que o empresário Michael Barcokzy lançou quanddo estava na Flytour Viagens (a edição de 2018 chegou a receber 50 mil participantes).

"As vendas das operadoras participantes foram encerradas no domingo (15), às 20h, alcançando um total de aproximadamente R$ 8 milhões em vendas. Em função de sua localização em rodovia estadual, as vendas on-line tiveram mais adesão, sem prejudicar a animação e o brilho do evento presencial"

Festival de Viagens Multimarcas, em comunicado

A organização já anunciou que em breve divulgará novidades sobre o Festival de Viagens 2025, que deve acontecer em outro lugar na região.

Quais foram as avaliações das quatro operadoras oficiais?

Abreu

PANROTAS / Pedro Menezes
André Bernardes, da Abreu, marcou presença no primeiro dia do Festival de Viagens
André Bernardes, da Abreu, marcou presença no primeiro dia do Festival de Viagens

"O evento apresentou desafios, como a localização e a coordenação entre quatro grandes players do mercado, que foram gerenciados com grande eficiência pelos organizadores. Tivemos a chance de não apenas realizar vendas, mas também de apresentar nossos produtos, ofertas e o novo sistema de reservas aos agentes de viagens presentes. O engajamento das agências foi essencial para o sucesso das vendas, e a interação direta com cada uma delas proporcionou uma experiência enriquecedora e facilitou o atendimento ao cliente final.

Agradecemos sinceramente aos organizadores, expositores do festival e a todos que contribuíram para o sucesso deste evento. Estamos entusiasmados com as perspectivas para futuras edições e otimistas quanto aos aprendizados e oportunidades que surgiram. O balanço geral foi extremamente positivo em todos os aspectos"

Fábio Santos, gerente comercial do escritório de São Paulo da Abreu.

Azul Viagens

PANROTAS / Pedro Menezes
Ricardo Bezerra, gerente comercial sênior da Azul Viagens
Ricardo Bezerra, gerente comercial sênior da Azul Viagens

"Sexta-feira acabou sendo um dia fraco, mas o fim de semana melhorou e domingo foi o pico. Tenho a impressão de que a concorrência foi justa, então o modelo de juntar as operadoras até que funcionou. Percebemos um engajamento de todos, o festival fez muita divulgação, porém o local não foi favorável, não pela localidade, pelo parque, mas pela distância da cidade, mesmo assim trouxe muitas pessoas, mostrando a força da divulgação.

As agências que estavam no festival venderam 528% a mais que o fim de semana anterior ao festival (sexta, sábado e domingo) e 483% a mais em relação ao ano passado mesmo período. As vendas do festival representaram 13% da venda total de agências no fim de semana, de um universo de cerca de 3,5 mil agências ativas, vendendo todos os meses.

O festival ajudou a alavancar a venda do fim de semana. Se compararmos fim de semana contra fim de semana, a venda total de agências foi 65% maior. E outro ponto relevante é que havia 100 agências convidadas, sendo 25 por operadora, porém todas poderiam vender as operadoras do festival. Neste caso, a Azul Viagens teve das 100 agências no evento 62 emitindo conosco"

Ricardo Bezerra, gerente comercial sênior da Azul Viagens.

Cativa

PANROTAS / Pedro Menezes
Marcelo Adams, diretor da Cativa
Marcelo Adams, diretor da Cativa

"O formato do evento é interessante, pois reúne no mesmo ambiente operador, fornecedor, financeira e agência. Todos interagindo e colaborando para o fechamento das vendas. E pelo que percebi, as operadoras estavam com ofertas muito atrativas, o que é positivo para o consumidor.

A escolha do local foi um ponto negativo, pela dificuldade de acesso e poucas opções de alimentação. Isso afetou a participação do público. Para uma próxima edição o evento precisa escolher um local de maior circulação de pessoas e melhorar a divulgação para o público final"

Marcelo Adams, diretor da Cativa.

ViagensPromo

PANROTAS/Emerson Souza

Renato Kido e Renato Alves, da ViagensPromo

Renato Kido e Renato Alves, da ViagensPromo

"O 1º Festival de Viagens foi uma oportunidade viabilizada por operadores para colocar agências de viagens parceiras na linha de frente com os consumidores, como oportunidade adicional de realizarem vendas durante setembro, conhecido como o Mês do Cliente.

O evento foi muito bem organizado, com treinamento prévio aos agentes participantes, definição das ofertas e descontos pelas operadoras, para que tivesse uma padronização, o que facilitou o funcionamento do evento de sexta a domingo. Em termos de fluxo de visitantes, foi muito longe do fluxo que estávamos prevendo.

Como todo evento em fase de nascimento, em primeira edição, sempre existem oportunidades de melhorias para os organizadores, para que se atinja a etapa de maturidade, como por exemplo possibilidades de se estabelecer parcerias com demais pontos de fluxo de pessoas da região, no entorno do local do evento e cidades adjacentes, para atrair o interesse do público para marcar presença e aproveitar as melhores ofertas de um produto que todo mundo quer comprar, que é a viagem"

Renato Kido, diretor geral da ViagensPromo.

Teve agência que esperava mais

O festival não foi unânime entre todos os agentes de viagens participantes. Alguns profissionais ouvidos pelo Portal PANROTAS disseram que não gastariam recursos com deslocamento até o Wet'n Wild se soubessem da dinâmica do evento. A reclamação principal recaiu sobre o local escolhido para o festival.

"Vimos boa vontade na realização do evento, mas o lugar escolhido não foi feliz. Além disso, faltou maior divulgação. Tudo isso culminou em uma falta de público, principalmente na sexta-feira. Algumas agências tiveram de deslocar e pagar hospedagem e alimentação para funcionários e esse investimento não obteve retorno", afirmou um profissional, que pediu para ter seu nome e empresa preservados nesta reportagem.

"Se fosse em algum shopping da região, o festival teria mais sucesso. A organização atrapalhou", comentou outro agente de viagens, em um grupo de profissionais.

"Para mim o maior deslize foi na divulgação via redes sociais, que foi muito pouca. Conheço vários consumidores de viagens em potencial desta mesma região que sequer foram impactados", replicou outro.

"Eu iria em um próximo evento, desde que soubesse que mais consumidores seriam impactados e se fosse em um local diferente, como foram os feirões no passado, em shopping."

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