Beatriz Contelli   |   17/09/2024 16:43
Atualizada em 17/09/2024 17:20

Autoridades debatem importância do PERSE e avanços para Turismo e hotelaria

Felipe Carreras, autor do PL, ressaltou que o Brasil não investe apropriadamente no potencial do setor


PANROTAS/Emerson Souza
Carlos Henrique Sobral, Milton Vasconcelos, Manoel Linhares, Felipe Carreras e Renata Abreu
Carlos Henrique Sobral, Milton Vasconcelos, Manoel Linhares, Felipe Carreras e Renata Abreu

O Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), promovido pela ABIH Nacional junto da Equipotel, começou nesta terça-feira (17) com o painel “Perse: Vitória para a Hotelaria e o Turismo brasileiro”. Autoridades do setor e deputados federais que atuaram diretamente na iniciativa voltada, principalmente, para apoiar o setor de eventos, após a crise gerada pela pandemia, participaram do debate.

Milton Vasconcelos, presidente do Conotel, conduziu o painel ao lado de Manoel Linhares, da ABIH Nacional, da deputada federal Renata Abreu, do deputado federal e autor do PERSE, Felipe Carreras, e do secretário de Infraestrutura, Crédito e Investimento do MTur, Carlos Henrique Sobral.

Para Renata Abreu, o PERSE se tornou uma realidade graças à união e mobilização dos profissionais do Turismo. “O associativismo foi determinante para chegarmos até aqui. Vemos que o Brasil perde muitas oportunidades por não apoiar o Turismo na medida em que este setor merece. O Turismo foi o setor mais afetado pela pandemia e parece que nos esquecemos o quanto o futuro do nosso País depende dele”, disse.

Felipe Carreras reforçou a fala de Renata ao destacar que há poucos parlamentares que apoiam e lutam verdadeiramente pelo Turismo brasileiro.

“São poucas as políticas públicas focadas no Turismo e menor ainda o número de deputados que enxergam o potencial do setor. Precisamos empoderar os presidentes das associações a terem voz e a se posicionarem a favor do nosso Turismo"

Felipe Carreras, autor do PERSE

"Se os setores de Cultura e Esporte dispõem de uma lei de incentivo, por que o Turismo não? Um dos maiores motivos do Brasil não atrair ainda mais visitantes internacionais é porque não fazemos uma promoção turística adequada. Ainda que fomos vitoriosos com o PERSE, há muitas pautas que precisamos conquistar, mas sinto que talvez este seja o ano do Turismo, porque podemos celebrar a nova Lei Geral do Turismo, que será assinada amanhã pelo presidente Lula, e o novo Fungetur, que provê recursos aos empreendimentos turísticos”, disse.

PANROTAS/Emerson Souza
Felipe Carreras, Renata Abreu e Carlos Henrique Sobral
Felipe Carreras, Renata Abreu e Carlos Henrique Sobral

Carlos Henrique Sobral relembrou que o PERSE será preservado em sua totalidade até este ano, mas que em 2025 e 2026 haverá reduções do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido só para empresas optantes pelo lucro real.

“É essencial que continuemos discutindo o programa para não termos surpresas a partir do ano que vem. O Turismo nunca foi prioridade dentro do Congresso Nacional e, se não fosse pelo PERSE, muitos empreendedores teriam fechado seus negócios. A regularização dos jogos de azar e casas de apostas é outra pauta que seguiremos debatendo porque sabemos que será mais um benefício para o Turismo brasileiro”

Carlos Henrique Sobral, do Ministério do Turismo

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, reforçou que a associação seguirá firme e ao lado do setor hoteleiro. “A ABIH nunca baixará a cabeça para aqueles que foram contrários ao PERSE. Quero ressaltar que estamos juntos com todos os hoteleiros do País e que somos uma entidade que respeita seus associados”.

Na ocasião, Felipe Carreras e Renata Abreu foram reconhecidos como uma placa da ABIH Nacional de honra ao mérito por sua atuação em prol do PERSE.

Inicialmente convocado a participar do painel, o ministro do Turismo Celso Sabino não pôde estar presente em decorrência da assinatura da nova Lei Geral do Turismo ao lado do presidente Lula que deve ocorrer amanhã (18).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados