Da Redação   |   27/09/2024 09:10
Atualizada em 27/09/2024 09:11

ILTM North America: brasileiros notam aumento do interesse pelo país; fotos

Voltada para o mercado norte-americano, feira acontece em Nassau, nas Bahamas

NASSAU, Bahamas - Os Estados Unidos são o segundo principal mercado de turistas estrangeiros no Brasil (atrás apenas da vizinha Argentina). E, a julgar pelos fornecedores do País presentes esta semana na feira International Travel Luxury Market (ILTM) North America, é perceptível o aumento de interesse pelo Brasil.

PANROTAS/Carla Lencastre
Anna Avanesova, diretora geral da DMC Ada Tours
Anna Avanesova, diretora geral da DMC Ada Tours

Pelo segundo ano consecutivo, a ILTM North America acontece no complexo de entretenimento e hotelaria de Baha Mar, em Nassau. Anna Avanesova, diretora geral da DMC Ada Tours, baseada no Rio de Janeiro, está em sua primeira ILTM:

“Foi um grande investimento, e só vamos saber se deu certo nos próximos meses. Mas estou muito animada com a qualidade dos compradores, que chegam interessados pelo Brasil e por outros países da América Latina. Apresento um panorama geral.”

PANROTAS/Carla Lencastre
Gustavo Guimarães, gerente de Vendas da Very Latin
Gustavo Guimarães, gerente de Vendas da Very Latin

Opinião parecida tem Gustavo Guimarães, gerente de Vendas da Very Latin, DMC do TTWGroup, de Eduardo Gaz, lançada em dezembro de 2023 na ILTM Cannes:

“Em menos de um ano, é impressionante o quanto avançamos”, destaca Gustavo. “Está sendo uma feira espetacular, para ressaltar o Brasil no mapa do turismo de luxo e criar relacionamentos com os compradores americanos. Estou fazendo bons contatos inclusive nos momentos de networking. Há muita curiosidade em relação ao que podemos oferecer. Sairemos com resultados positivos e 2025 parece promissor”.

PANROTAS/Carla Lencastre
Vitor Alves, coordenador de Vendas da SkiUSA
Vitor Alves, coordenador de Vendas da SkiUSA

O TTWGroup também participa da ILTM North America com a operadora SkiUSA, representada por Vitor Alves, coordenador de Vendas:

“É uma feira perfeita para começar novos negócios. Muitos buyers nos procuram porque precisam da nossa expertise, há demandas específicas de clientes sobre destinos que eles não conhecem. Além de Europa, estamos promovendo esqui no Chile e na Argentina, que ainda é novidade para os americanos. Há, também, muito interesse pelo Japão. É um destino de esportes de inverno quase exótico, com muito potencial.”

Belmond prevê participação maior em 2025 na ILTM North America

PANROTAS/Carla Lencastre
Carolina Mogames e Elio Lopez, da Belmond
Carolina Mogames e Elio Lopez, da Belmond

Carolina Mogames, diretora de Vendas para as Américas da Belmond, estava mais otimista na ILTM North America 2024 do que na feira de 2023:

“Há muitos compradores de qualidade, vários de cidades onde seria mais difícil a Belmond chegar sozinha. O trabalho de curadoria do Simon Mayle (diretor da feira) é realmente muito bom. Crescemos e, em 2025, pretendemos vir ainda maiores”

Carolina Mogames, diretora de Vendas para as Américas da Belmond

Visitantes da América do Norte representam 60% do mercado da Belmond. Quando o recorte é por continentes, Carolina se diz satisfeita com o resultado do evento:

“O Peru está novamente em alta, com números bem próximos de 2019. Estou falando de volume, porque em receita já ultrapassamos o período pré-pandemia. Em relação ao Brasil, o Copacabana Palace, no Rio, continua sendo a grande atração e porta de entrada. É o gancho para o turista visitar o Brasil. A partir daí, há muitas possibilidades e o Hotel das Cataratas está se saindo bem na ILTM. Nos últimos meses, fizemos mudanças no conceito do resort, há novidades, e os resultados estão são positivos.”

Se os estrangeiros estão de volta aos dois hotéis da Belmond no Brasil, não se pode dizer o mesmo dos brasileiros. Depois do boom durante a pandemia, o mercado interno se retraiu, até por conta do aumento valor médio da diária.

“Estamos pensando com carinho no público brasileiro”, diz Carolina. “Em breve teremos algumas novidades no Hotel das Cataratas voltadas para o mercado interno.”

Em relação aos brasileiros que viajam para o exterior, Carolina não vê retração. “A Itália é o principal mercado da Belmond no exterior para os brasileiros. No Peru, o Brasil está no top 3. E agora a África está voltando com tudo, graças à retomada dos voos para a África do Sul a partir de São Paulo. Estamos muito otimistas.”

Veja o álbum de fotos abaixo.

A PANROTAS é media partner da ILTM North America.

Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da ILTM North America com seguro GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados