Proud Experiences, uma oportunidade de engajar e lucrar no Turismo LGBT
Maior feira de Turismo LGBT do mundo acontece novamente em Los Angeles, de 3 a 5 de junho de 2024
O consumidor LGBTQIA+ viaja de quatro a seis vezes no ano em média, três vezes mais do que heteronormativos. Não é de economizar em suas viagens e costuma estar sempre de cabeça aberta para conhecer outras pessoas e culturas. Na maioria das vezes, o viajante LGBTQIA+ tem uma grande rede de contatos e de amizade, a qual pode ser influenciada nas mídias sociais.
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Agências de viagens e fornecedores do Turismo que não estiverem ligadas neste público, estão perdendo oportunidades, estão desconectadas da realidade. A análise é de Simon Mayle, o diretor da Proud Experiences, a maior feira de Turismo LGBT do mundo, que neste ano acontece de 3 a 5 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
"Pesquisas mostram que, entre os baby boomers (nascidos até 1964), apenas 8% se identificam como LGBTQIA+, enquanto, entre os millennials (nascidos até 1995), 31% se identificam com pelo menos uma das letras. Estamos falando de quase um terço do futuro dos clientes de todo o mundo", afirma o especialista. "A mentalidade das pessoas está evoluindo. Ficando mais flexíveis e livres de rótulos."
Poucas adaptações bastam para atender o público LGBT
Agências de viagens não precisam ser nichadas no segmento LGBTQIA+ para alcançar essa grande oportunidade de mercado. Basta ter donos e funcionários minimamente conscientes e capacitados para tratar este público da maneira que ele deseja: com respeito. "Você pode não saber, mas com certeza tem um cliente LGBTQIA+", afirma Mayle.
No Proud Experiences, este tema é bem abordado. Entre as masterclasses do evento, há uma abordagem sobre a sensibilidade para se dirigir aos clientes, como pronomes e as preferências nos quartos. O treinamento também mostra que o público LGBT provoca uma informalidade no Turismo em geral, um serviço mais relaxado, com menos camisas e gravatas. Garçons podem ter barba, tatuagens e piercings... mais liberdade, sem perder a qualidade do atendimento.
Proud Experiences 2024, em Los Angeles
Mais de 500 pessoas participarão do Proud Experiences 2024. Entre os buyers, o volume de brasileiros cresce a cada ano e deve alcançar entre 12% e 15% em junho. O voo direto da Latam de São Paulo a Los Angeles ajuda. Ano passado, o serviço foi inaugurado poucas semanas depois da feira. Do lado dos expositores, serão mais de 200, entre hotéis, cruzeiros e destinos de todos os continentes. Curioso que, segundo Mayle, o evento é composto de 50% de profissionais e LGBTQIA+ e a outra metade de heteronormativos.
O Proud Experiences não é um evento gay. Não é sobre destinos gays, não é sobre agentes de viagens gays, mas sim um evento sobre o público final, sobre consumidor, sobre negócios. Com certeza você tem clientes LGBTQIA+, conhecendo-os ou não. Se pudermos tratá-los da maneira que eles querem, você terá oportunidade de negócios em um segmento altamente lucrativo.
Simon Mayle, diretor da Proud Experiences
Histórias inspiradoras também estão na programação do evento. Medalista de prata na olimpíada de inverno, o norte-americano Gus Kenworthy vai expor sua história. O atleta já revelou ter pensado em suicídio antes de sair do armário, atitude que o libertou e mudou sua vida. É só um dos depoimentos programados para as histórias inspiradoras do Proud Experiences, que conta com incentivo aéreo para brasileiros interessados em participar.
Realizada de 3 a 5 de junho de 2024, a próxima Proud Experiences cai entre duas paradas importantes dos Estados Unidos, a West Hollywood Pride e a Los Angeles Pride, de maneira que os participantes podem aproveitar o calendário e prestigiar os eventos.