Travel Next Minas supera expectativas e tem mais de 3,2 mil participantes
Primeira edição da feira com foco no agente de viagens foi realizada nos dias 23 e 24 de junho, em BH
Foi realizada nos dias 23 e 24 de junho a primeira edição do Travel Next Minas, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento, que tinha como conceito vender o destino, aproximar os expositores de outros Estados às agências de viagens mineiras e capacitar os agentes, superou todas as expectativas dos organizadores.
Ao todo, foram 3.280 participantes nos dois dias de feira, cerca de 500 profissionais de 17 Estados vieram por meio de caravanas — além dos que vieram por conta e os de Minas Gerais —, foram 146 expositores, somando 328 marcas e palestras e capacitações com os auditórios atingindo a capacidade máxima de lotação.
“A ideia era vender Minas, pois é sempre tudo muito centralizado em São Paulo. O Estado mineiro é extremamente cultural, a gastronomia é rica, assim como o artesanato, as belezas naturais. É tudo muito forte. São excelentes produtos para o agente de viagens de fora ter em sua prateleira. A feira superou totalmente as expectativas”, afirma a diretora da Glass Eventos, responsável pelo Travel Next Minas, Aline Glaeser.
Paralelamente à feira expositora, Aline pensou que era muito necessário oferecer também uma programação de conteúdo aos agentes de viagens. Necessidade essa que foi acelerada principalmente por conta da pandemia, onde os profissionais de Turismo se viram em um momento de insegurança, de novas ferramentas surgindo e, mais ainda, novas habilidades.
“Além destas ferramentas e plataformas, é preciso ter inteligência emocional, é preciso olhar para dentro. O agente ainda está muito ferido, passou por momentos difíceis devido à crise, muitas remarcações e cancelamentos por parte dos clientes… Por isso fizemos toda uma curadoria de temas, sob a coordenação do consultor Thiago Akira”, explica.
A edição do ano que vem do Travel Next Minas já está começando a ser organizada e está confirmada. Será na primeira quinzena de agosto de 2024. Mais detalhes serão divulgados em breve.
Foco no agente de viagens
O objetivo principal do evento foi colocar o agente de viagens em primeiro lugar. Por isto, a programação foi pensada no que este profissional estava buscando para se aperfeiçoar. Produtos, claro, por meio dos expositores para ele conhecer, mas a parte técnica é também essencial.
“Tentamos reunir palestrantes que geram conteúdos completos e que um fosse conectado ao outro, que os assuntos se ligassem. Trouxemos temas como tecnologia, que faz parte da renovação constante do agente, diferenciação, que é algo que ele está buscando, e desenvolvimento pessoal. O que percebemos também é que existia uma escassez regional de eventos com este tipo de programação, por isso tivemos uma ótima adesão tanto por parte das caravanas, quanto pelos agentes de Minas Gerais”, relata o consultor de Marketing Digital no Turismo, Thiago Akira.
Outra preocupação para montar o conteúdo foi abranger diferentes níveis de experiência. Segundo Akira, na feira estariam presentes agentes de viagens que começaram agora, mas também que já estão atuando há muitos anos.
“Montamos capacitações que conversassem com pessoas de nível básico, intermediário e avançado. Foi imprescindível trazer um discurso que equilibrasse isso e que tivesse esse cuidado de lembrar que havia iniciantes e gente há anos no mercado. As palestras tinham de funcionar para todo mundo. E com certeza funcionaram”, finaliza.
O Portal PANROTAS viajou a convite da organização do evento