Perdeu a live? Especialista dá dicas para manter saúde financeira na crise
Gustavo Cerbasi compartilhou estratégias para as empresas equilibrar as finanças em meio à crise atual.
O mestre em Finanças, consultor, professor e palestrante Gustavo Cerbasi foi o convidado da quarta live Check Point, série da PANROTAS e Imaginadora, com parceria R1, que aconteceu nesta quinta-feira (23), no Portal PANROTAS e no Facebook. Durante o encontro virtual, o autor do best seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos compartilhou estratégias para as empresas equilibrar as finanças em meio à crise atual.
Cerbasi afirmou que o momento requer corte de custos, análise do produto que gera maior margem de lucro e coordenação de forças; sendo que os três devem funcionar em conjunto. O corte de custos deve ser realizado em ativos parados e que não são considerados diferenciais ou essenciais para a empresa, gerando uma eficiência maior, e sempre tentando sempre preservar os ativos humanos, ou seja, os empregos. Focando no essencial, o próximo passo seria analisar dentre os produtos oferecidos, qual é o que oferece maior margem de lucro e qual aquele que é especialidade, que se destaca do oferecido por concorrentes.
E, então, entra o fator da coordenação de esforços. O especialista em finanças defende que empresas locais unam forças ao se complementarem, tornando a operação mais eficiente e trabalhando naquilo que é melhor. Para Cerbasi, as agências e outras empresas do setor devem focar seus esforços no produto em que possuem mais conhecimento ou melhores parcerias, e se em caso de clientes buscarem por outros produtos, direcionar eles à agências parceiras que tem naquele destino sua especialidade, e vice-versa. Assim, cada empresa dedicará seu tempo e energia para aquilo que traz mais resultado.
"É preciso entender que dois soldados fracos tendem à tombar. Ao fazerem parceria, dois soldados fracos se tornam mais fortes", afirmou o mestre em Finanças pela USP. Cerbasi ainda afirmou que quando houver a retomada, haverá uma parcela com dificuldade econômica de acompanhar e também outra com ansiedade de aproveitar as oportunidades. Para ele, a retomada começará pautada na exclusividade e na diferenciação, em que pessoas mais famosas e com maior poder aquisitivo abrirão o caminho para aqueles com mais receio de voltar a viajar.
Confira a live completa abaixo:
Esta live faz parte do projeto Check Point – Soluções e caminhos para o Turismo, uma parceria da PANROTAS, Imaginadora e R1. O encontro virtual foi mediado por José Guilherme Alcorta, CEO da Panrotas, e Ana Donato, da Imaginadora; com participações de Flavia Buiati, vice-presidente jurídica e financeira da Atlantica Hotels, e José Antônio Coimbra, country manager da British Airways/Iberia.
Cerbasi afirmou que o momento requer corte de custos, análise do produto que gera maior margem de lucro e coordenação de forças; sendo que os três devem funcionar em conjunto. O corte de custos deve ser realizado em ativos parados e que não são considerados diferenciais ou essenciais para a empresa, gerando uma eficiência maior, e sempre tentando sempre preservar os ativos humanos, ou seja, os empregos. Focando no essencial, o próximo passo seria analisar dentre os produtos oferecidos, qual é o que oferece maior margem de lucro e qual aquele que é especialidade, que se destaca do oferecido por concorrentes.
E, então, entra o fator da coordenação de esforços. O especialista em finanças defende que empresas locais unam forças ao se complementarem, tornando a operação mais eficiente e trabalhando naquilo que é melhor. Para Cerbasi, as agências e outras empresas do setor devem focar seus esforços no produto em que possuem mais conhecimento ou melhores parcerias, e se em caso de clientes buscarem por outros produtos, direcionar eles à agências parceiras que tem naquele destino sua especialidade, e vice-versa. Assim, cada empresa dedicará seu tempo e energia para aquilo que traz mais resultado.
"É preciso entender que dois soldados fracos tendem à tombar. Ao fazerem parceria, dois soldados fracos se tornam mais fortes", afirmou o mestre em Finanças pela USP. Cerbasi ainda afirmou que quando houver a retomada, haverá uma parcela com dificuldade econômica de acompanhar e também outra com ansiedade de aproveitar as oportunidades. Para ele, a retomada começará pautada na exclusividade e na diferenciação, em que pessoas mais famosas e com maior poder aquisitivo abrirão o caminho para aqueles com mais receio de voltar a viajar.
Confira a live completa abaixo:
Esta live faz parte do projeto Check Point – Soluções e caminhos para o Turismo, uma parceria da PANROTAS, Imaginadora e R1. O encontro virtual foi mediado por José Guilherme Alcorta, CEO da Panrotas, e Ana Donato, da Imaginadora; com participações de Flavia Buiati, vice-presidente jurídica e financeira da Atlantica Hotels, e José Antônio Coimbra, country manager da British Airways/Iberia.