Luiz Lara dá dicas para empresas atuarem durante a crise
A comunicação com o consumidor foi uma das dicas do publicitário
Publicitário e sócio-fundador da Lew’Lara\\TBWA, Luiz Lara foi o convidado da terceira live Check Point, uma série da PANROTAS e Imaginadora, com parceria da R1, que aconteceu nesta quinta-feira (16), no Portal PANROTAS e no Facebook. Lara deu algumas dicas práticas para os profissionais de Turismo diante da pandemia do novo coronavírus.
Confira:
1 – Cuide da saúde de sua empresa e da sua saúde física e mental. É preciso estar bem para atravessar esse momento e iniciar a retomada. Pense nos seus colaboradores e se comunique bem com eles, qualquer que seja a decisão a ser tomada.
2 – Esteja presente, se comunique com o cliente e com o consumidor. Ausência de imagem não existe. Essa ausência pode levar à criação, por outros, de uma imagem falsa, ou à substituição do seu lugar no mercado pela imagem de outro. Se está com problemas, seja verdadeiro. O Brasil flerta com o abismo, não deixe a ausência de imagem sua gerar imagens ruins falsas.
Se eu fosse um agente de viagens, faria lives diárias e chamaria clientes para revivermos juntos os momentos que eles passaram em viagens com a minha agência, mantendo esses momentos e sonhos vivos. É hora de estar ao lado dos clientes, não de vender, mas podemos trabalhar o desejo. Somos habitados por memórias, momentos mágicos, como dizia Saramago.
3 – Acredite na retomada.
4 – Modernize seus canais e suas ofertas nelas. O Turismo já era mais multichannel que qualquer setor, invista nisso.
5 – Ser vai ser mais importante que Ter, como diz o Grottera no artigo publicado no Portal PANROTAS, portanto invista no valor compartilhado, na experiência. Turismo tem a grande vantagem de poder oferecer isso ao consumidor
6 – Para os profissionais: não desanime. Procure trabalho e não emprego. Turismo é gente, leve valor às pessoas. O trabalho no Turismo vai mudar e será mais comum termos contratações por projeto, apesar de ainda termos uma lei trabalhista rígida.
Lara também concordou que o Turismo vai retomar primeiramente com viagens domésticas e eventos de menor porte. E em um segundo momento, com essa busca de mais memórias e sonhos, no internacional. Quanto aos eventos, ele acredita que haverá uma volta com restrições, mas mesmo depois de uma vacina, esse momento ensinou que os eventos precisam e podem ser ressignificados, atingindo, com tecnologia, uma parcela maior de público, o que vai demandar redesenhos e reprecificações, mas com valores novos e maiores.