Victor Fernandes   |   19/02/2020 17:09
Atualizada em 19/02/2020 17:11

Estados querem ser ouvidos nas estratégias da Embratur

Nesta terça-feira, Gilson Machado Neto e Bruno Wendling, discutiram estratégias de promoção internacionais

Divulgação
Equipe da Embratur recebe representantes do Fornatur
Equipe da Embratur recebe representantes do Fornatur
Nesta terça-feira (18), o diretor-presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, e o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), Bruno Wendling, se encontraram para alinhar estratégias de promoção internacional do Brasil. A reunião também contou com representantes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, e secretários dos Estados do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Piauí e Rondônia.

Machado destacou a importância da participação dos Estados brasileiros na construção de ações conjuntas de promoção do Brasil no Exterior. “Nós, da Embratur, valorizamos o trabalho das secretarias estaduais de Turismo, elas que são as grandes detentoras de informações dos destinos. Tenho certeza de que o presidente Jair Bolsonaro também sabe da importância dos estados para a agenda internacional. Ao assinar medidas fundamentais para o setor, como a isenção de vistos, a abertura para companhias aéreas internacionais e a assinatura da Medida Provisória que transforma a Embratur em Agência, o presidente da República atende a pleitos antigos do trade brasileiro e garante mais abertura para investimentos e aumento do fluxo turístico no País”, destacou o diretor-presidente na abertura do encontro.

Durante a reunião, o presidente do Fornatur apresentou propostas e linhas de ações para atuação em conjunta entre Embratur e os estados. Uma das sugestões do fórum é a produção de um estudo de mercado, com a expertise das secretarias de Turismo. Os representantes estaduais também destacaram a importância de se estabelecer uma comunicação estruturada e contínua.

“Sabemos que a Embratur detém de informações de mercado e de inteligência competitiva. O que queremos propor aqui é que nós, os Estados, sejamos ouvidos, pois temos interesses específicos. Além disso, podemos ajudar na definição de posicionamentos para assuntos diversos e mais polêmicos, por exemplo. Queremos que o Fornatur seja capaz de influenciar as políticas públicas brasileiras e na promoção internacional, porque esta é a nossa missão: fortalecer, subsidiar e auxiliar o país na divulgação dos destinos turísticos brasileiros”, afirmou Wendling.

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