Da Redação   |   27/09/2018 18:01

IFTM, em Paris, é inspiração para tecnologia e networking

Um relato sobre a IFTM Top Resa - Feira internacional de Turismo B2B da França

Emerson Souza
Luciane Leite
Luciane Leite
Luciane Leite, diretora da WTM Latin America, especial para o Portal PANROTAS


Estive em Paris com a proposta de visitar a IFTM Top Resa - Feira internacional de Turismo B2B da França - evento organizado pela Reed Exhibitions. O primeiro dia de evento já mostrou a que veio. Os corredores lotados do Parque de exposições “Porte de Versailes”, espaço onde acontece a feira, confirmam o interesse de um público qualificado e disposto a acompanhar as tendências e novidades do setor de turismo em nível mundial.

Com 1643 marcas expositoras, o evento, que celebra a 40ª edição, superou as expectativas, principalmente ao que se refere ao número de visitantes interessados no segmento. O segundo dia de exposição também contou com corredores lotados, muito network e ativações de marca.

Destaque para a área de operadoras internacionais, que na IFTM Top Resa teve um espaço dedicado somente a estes players. Ao contrário do que acontece na WTM Latin America, que reúne na mesma área operadoras nacionais e pulveriza a presença das internacionais, o evento concentra em um único e grande espaço este importante grupo e apresenta propostas interessantes para os Buyers que buscam por oportunidade de bons negócios. Vejo de forma muito positiva o mercado internacional presente e tão atuante dentro do evento.

A área de influenciadores é outro espaço em evidência dentro do evento, e reúne na “Vila dos Influenciadores”, local de convivência e intercâmbio, jovens influentes e talentosos com conteúdo relevante. Sem dúvida é o espaço de tecnologia que nos anima e traz muitos modelos de benchmark que podem ser utilizados e adaptados para nosso evento no Brasil.

Nesta minha visita a Paris, me reuni com o Laurent Queige, COO do City Lab, uma plataforma de inovação dedicada ao turismo urbano, para conhecer e entender melhor o mundo das start-ups e, de que maneira podemos capitalizar ideias e inovações com base nas ações desenvolvidas por eles. A proposta da City Lab é escolher entre 250 empresas start-ups as 30 melhores no quesito de proposta de trabalho que passam a ser financiados pelo banco BCI. São três anos de investimentos até que alcancem a maturidade e possam desbravar, sozinhos, o mercado de oportunidades.

Aqui na IFTM, a City Lab participa com 10 start-ups e, no primeiro dia do evento, lançaram o Trend Books, um inventário das maiores tendências e inovações do turismo. Além desse projeto inspirador, que incentiva novos entrantes do mercado com qualidade e estrutura, participam do evento gigantes da tecnologia como Amadeus e Sabre.

Sem dúvida, o modelo proposto pela City Lab nos instiga a refletir. Segundo dados de uma pesquisa do Sebrae, o turismo é o setor líder no Brasil na criação de start-ups. Ideias simples e criativas que tornam o mercado mais inteligente e alavanca novos modelos de negócios. Um aprendizado importante para viabilizar por aqui.

No último ano, a IFTM Top Resa recebeu cerca de 32,480 especialistas do Turismo e, acredito que, pelo que pude presenciar nesses dois dias de participação, o número de visitantes deve se manter igual ou maior. O impacto desse grande número de profissionais reflete diretamente nos negócios gerados no evento e também no pós, como vimos acontecer na última edição de abril da WTM Latin America.

Com isso, a Business Area, que em Paris recebe o nome de Le Club Affaires e reúne operadores de viagens de negócios, grandes redes de agências de viagens, companhias aéreas, cadeias de hotéis, locadoras de veículos e outros representantes do trade, reforçam a importância do segmento. Segundo dados divulgados pelo evento, as viagens de negócios representaram 28 bilhões de euros na França em 2017, e, em 2018, deve ter um crescimento histórico de 3,6%, com alcance em 29,2 bilhões. O espaço se propõe a favorecer o encontro entre fornecedores, compradores e gestores de viagens e, pelo que que observei, o desempenho tem sido muito positivo.

O Brasil marca presença no evento, que termina amanhã (28), com estande da Embratur e destinos como Amazonas, Bahia, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro, que são apresentados com opções de lazer, cultura, entretenimento e conhecimento. Estive com Regina Ahmed, diretora de promoções da Bahiatursa, que reforçou a estratégia assertiva de manter a Bahia e o país em um portfólio internacional de feiras e eventos.

PRESENÇA MUNDIAL

A IFTM é um evento mundial muito prestigiado e reconhecido pelo núcleo internacional de Turismo e, este ano, apresenta um movimento de participantes e visitantes acima da média e do ano anterior, o que reforça a retomada da atividade do Turismo em nível mundial. Uma visita que permite inspirar, adaptar e trazer para o Brasil novas formas de compor um evento grandioso como o WTM Latin America. Para 2019, vem novidade por aí!

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados