Da Redação   |   26/09/2018 11:59

Em busca do desconforto na ILTM North America

Especialista em coaching abre a feira de luxo no México

Por Carla Lencastre, especial para a PANROTAS

Carla Lencastre
Bill Eckstrom, criador do EcSell Institut
Bill Eckstrom, criador do EcSell Institut
PLAYA DEL CARMEN. “O conforto arruinará a sua vida”. Assim começou esta semana a sétima edição da International Luxury Travel Market (ILTM) North America, feira realizada na Riviera Maya, no México. A frase é o mantra de Bill Eckstrom, que criou o EcSell Institute depois de ser demitido de um cargo executivo. Há uma década no mercado, a empresa é especializada em coaching para vendedores, como o nome indica.

Em sua palestra “Why comfort will ruin your life” (“Por que o conforto vai arruinar a sua vida”, em tradução livre) em 2017 em uma TEDx Talk na Universidade de Nevada, em Reno, com 12 minutos e 34 segundos de duração e mais de 2,2 milhões de visualizações no YouTube, Eckstrom apresenta sua teoria dos “Growth rings” (anéis de desenvolvimento, como os círculos no tronco de uma árvore). Na abertura da ILTM ele voltou ao tema. Como nos dois últimos anos, o jornalista e apresentador de televisão carioca Pedro Andrade foi o mestre de cerimônias. Seu programa Pedro pelo mundo é exibido pelo GNT.

Carla Lencastre
Pedro Andrade, do programa Pedro Pelo Mundo
Pedro Andrade, do programa Pedro Pelo Mundo
“Paisagens são como cartões-postais. As lembranças que ficam são as histórias, as conexões com as pessoas”, destacou Andrade, antes de chamar Bill Eckstrom.

Em seguida, Eckstrom defendeu a ideia de sair da zona de conforto para ampliar o potencial. Seu modelo de crescimento mostra quatro anéis entrelaçados: estagnação, que gera baixa performance e frustração; ordem, o que a maioria das pessoas deseja, mas conforto seria perigoso; caos, que raramente gera algum desenvolvimento, e complexidade. Segundo Eckstrom, somente relações complexas, que mudam ordens pré-estabelecidas e geram imprevistos e desconfortos, podem sustentar o crescimento profissional.

A complexidade pode ser forçada, quando você é demitido e tem que descobrir novos talentos, por exemplo. Ou você pode ser empurrado para ela por um chefe exigente. Também é sempre possível criar suas próprias sensações de desconforto. Eckstrom diz que não se deve temer o desconforto nem quem o causa, e sim a ordem, que seria uma ameaça ao sucesso. Aceitar o desconforto significaria que você vai enfrentar um desafio e não está estagnado em um ambiente confortável. “O desenvolvimento ocorre apenas no estado de desconforto”, diz.

A falta de conforto como estímulo para o crescimento foi um contraponto à abertura do ano passado, quando Amy Blankson, co-fundadora da Good Think, falou sobre “Felicidade estratégica: criando conexões significativas e mantendo mudanças positivas”. Como em 2017, a curta palestra de abertura foi seguida de um coquetel de boas-vindas no Fairmont Mayakoba, sede da ILTM North America 2018 pelo sétimo ano consecutivo.

Durante quatro dias, a feira reúne 330 expositores de 60 países e 330 compradores de 152 cidades de Estados Unidos, Canadá e México. O evento é organizado pela Reed Travel Exhibitions e a PANROTAS é um dos media partners mundiais.

A PANROTAS é media partner da ILTM North America, e viaja com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados