Laura Enchioglo   |   12/03/2025 14:51

Tecnologia, personalização e a presença no digital: o que guia o Turismo hoje?

Executivos da Accor, Decolar, ClickBus e Primetour subiram no palco do Fórum PANROTAS 2025


PANROTAS/Gute Garbelotto
André Sena, da Accor, ELbert Leonardo, da ClickBus, Daniela Araujo, da Decolar, Marina Gouvêa, da Primetour, e José Guilherme Alcorta, da PANROTAS
André Sena, da Accor, ELbert Leonardo, da ClickBus, Daniela Araujo, da Decolar, Marina Gouvêa, da Primetour, e José Guilherme Alcorta, da PANROTAS

O Fórum PANROTAS 2025 segue debatendo as tendências no Turismo. Um dos painéis reuniu líderes do setor de diferentes seguimentos para um bate-papo. Executivos da Accor, Decolar, ClickBus e Primetour subiram ao palco para um debate com mediação de José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS. Os temas mais abordados foram sustentabilidade, tecnologia e a personalização das viagens.

Marina Gouvêa, fundadora & CEO da Primetour, destacou como o cliente de alto padrão busca, hoje, uma experiência diferenciada e personalizada. Para tanto, os profissionais precisam antecipar a necessidade do cliente. "O tempo mudou demais. Hoje, o tempo de entrega é diferente para cada cliente. Precisamos nos antecipar e nos perguntar: O que ele quer, o que é importante para ele", disse.

Daniela Araújo, diretora de Produtos em Destino na Decolar, apontou que a Decolar, no entanto, trabalha com um público diferente. Ele pode sim buscar essa experiência personalizada, o que é possível com pacotes customizados, mas que muitos estão buscando também a economia.

"Ainda tem uma grande parcela dos clientes buscando produtos prontos, rápidos e fáceis, seja porque ele não sabe utilizar tecnologias, não tem experiência em viagens, ou pela segurança em escolher algo que um especialista já pensou para ele"

Daniela Araújo, diretora de Produtos em Destino na Decolar

Por isso, segundo ela, a negociação do produto também é diferente, tem aqueles que visam a economia e os mais específicos, para agregar valor, trabalhando experiência e não preço.

No rodoviário, este público pode ser também misto. Hoje, a ClickBus já entrou em outros segmentos, como o corporativo e o de mais alto padrão, mais ainda esbarra em algumas dificuldades, principalmente em serviços de luxo. "Um dos grandes desafios éa melhora da experiência. Nós somos responsáveis pela venda, mas nossa atenção não pode se limitar a isso. Se queremos vender mais, precisamos melhorar a experiência como um todo, e esse é um problema com as rodoviárias", apontou Elbert Leonardo, fundador da ClickBus.

Tecnologia

Na Accor, o segredo é dados. "Temos fontes diferentes para conseguir segmentar entre marcas, momentos e preferências do nosso cliente. Utilizar dados nos faz ser cada vez mais assertivo e entender que o cliente tem momentos. Aquele viajando a trabalho não é o mesmo viajando a lazer, a experiência é diferente e então temos personas diferentes para oferecemos o que faz sentido para cada um deles", destacou André Sena, chief commercial officer da Accor Américas na divisão Premium, Midscale e Economy.

A Decolar nasceu no digital, o que faz a tecnologia estar atrelada ao DNA da empresa. Recentemente, lançou a Sofia, a assistente virtual baseada em inteligência artificial, que auxilia, principalmente, no pós-venda.

"A gente trouxe a IA para nos auxiliar neste processo de pós-venda que por si só é bem complexo. Mas mais do que isso, quisemos que todas as informações se conectassem. Tem que ser a mesma Decolar, a mesma experiência do começo ao fim", disse Daniela Araújo.

Crescimento online e a marca no digital

Elbert Leonardo, fundador da ClickBus, apontou o crescimento online da empresa, que começou, lá em 2011, com uma porcentagem de 3% das vendas online. Hoje, já supera os 30%.

Já a Accor está investindo no marketing digital, principalmente em influenciadores. "É extremamente importante a recomendação, seja de clientes reais, seja de influenciadores no TikTok e Instagram. O Brasil é um país que usa muito as redes sociais e que compra por conta de influenciador. Isso é uma realidade e precisamos trabalhar e esse adequar, para entregar o melhor pro cliente", apontou André.

Patrocinadores Fórum PANROTAS 2025

O Fórum PANROTAS 2025 conta com a aliança institucional da CNC SESC SENAC, apoio institucional da Embratur, Setur Alagoas e o patrocínio de AbavSP | Aviesp, Abreu, Accor, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, BeFly, BWH Hotels, BTG Pactual, Civitatis, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line, Disneyland Resort Califórnia, Walt Disney World Resort Flórida, Enjoy, Experience Kissimmee, EZLink, FundturMS, Gol AirFrance KLM, Grupo Bancorbrás, Grupo BRT, Grupo Cataratas, Grupo R1, Grupo Wish, GTA, HotelDO, Iberia British, Intercity, Kaluah, Latam Delta, Maringá Turismo, Mondiale, Movida, Omnibees, Orinter, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, SEMTUR Maceió, SunCoastUSA, Tes Cenografia, Tyller, Viaje Paraná e Visite São Paulo CVB.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados