Em evento inédito, The Collection casa festas e viagens de luxo
Realizado na Casa Petra, o evento idealizado por Luciano Martins reuniu hoteleiros com viajantes de luxo
No último final de semana, entre os dias 11 e 12 de agosto, foi realizada a primeira edição do The Collection, em São Paulo. Luciano Martins, idealizador do evento e fundador da Casa Petra, reuniu 100 expositores de eventos e viagens de luxo com consumidores de serviços de alto padrão em sua própria casa, um dos principais palcos de evento de alto padrão da capital paulista. Os expositores contaram ainda com curadoria de Marina Bedaque, especialista em eventos de luxo, enquanto a parte de Turismo foi apoiada pela Perfectrip.
A Perfectrip é uma agência de viagens idealizada pelo próprio Luciano Martins com seus sócios Fernando Pigatti e Walter Perfeito Junior, que nasceu há sete anos com o desejo de entregar viagens de luxo para os clientes da Casa Petra.
A agência começou atendendo dentro da própria Casa Petra, vendendo majoritariamente viagens de Lua de Mel para os casais que realizavam suas festas de casamento na sede do The Collection. Há dois anos, no entanto, a agência cresceu e foi atender no shopping Cidade Jardim. Agora, a Perfectrip terá escritório nas torres corporativas do mesmo complexo de luxo onde fica o shopping.
O Portal PANROTAS conversou com com Luciano Martins, Fernando Pigatti e Walter Perfeito Junior, da Perfectrip, sobre a idealização do The Collection e visão dos sócios sobre viagens e viajantes de luxo.
PORTAL PANROTAS - Qual é a proposta e os diferenciais do The Collection?
PERFECTRIP - Ao contrário de outros eventos do Turismo voltado para o B2B, a proposta do The Collection foi trazer para o público final o encantamento dos hoteleiros. Sempre participamos da ILTM e ficamos encantados com o que os hoteleiros nos apresentam. Voltamos das feiras super animados em ter esse contato com eles. Então, entendemos que trazer isso para o público final era interessante para promover o mesmo efeito em nossos clientes. Porém, o evento é mais completo e não falamos só de viagens, também temos uma parte de festas e eventos. A ideia foi trazer os melhores fornecedores para justamente facilitar a vida do nosso cliente.
PANROTAS - E como foi feita a curadoria dos expositores?
PERFECTRIP - Em Eventos e Viagens, contamos com uma curadora externa, a Mariana Bedaque, que trabalha há 30 anos no mercado de luxo. A Perfectrip também trouxe parceiros que trabalham conosco e já atendem nossos clientes. Temos 49 fornecedores do Turismo, sendo maioria hotéis internacionais. São redes e destinos escolhidos a dedo. E, quando falamos dos eventos e festas de luxo, estamos falando do mesmo público, então temos fornecedores de joalheria, catering e bar, por exemplo, para esta outra parte do evento.
PANROTAS - A quem este evento é destinado?
PERFECTRIP - Os dois assuntos, eventos e viagens, sempre estão muito ligados ao prazer e à experiência. Então, temos públicos com tempos de compra muito próximos. O consumidor que quer fazer uma festa de casamento, também está com a cabeça voltada para a viagem de Lua de Mel.
Quer fazer uma festa de aniversário de 50 anos, mas quer fazer uma viagem com dez pessoas mais próximas para comemorarem juntos. É um público muito direto e selecionado. Só vem ao The Collection se já tem um contato prévio com as marcas, além de passar por uma pré-seleção nossa.
Das inscrições que recebemos, pré-selecionamos aqueles que realmente fazem sentido estarem no The Collection, e mesmo assim são muitos. Queríamos 500 clientes por dia e precisamos vetar inscrições já pré-selecionadas porque tínhamos 1,4 mil por dia. Já testamos esse público com outros eventos na Casa Petra e ele existe. A mistura entre eventos e viagens é magnética.
PANROTAS - A Perfectrip nasceu vendendo viagens de Lua de Mel e parece uma ocasião perfeita para misturar festas e viagens. Lua de Mel segue sendo o carro-chefe para vocês?
PERFECTRIP - Não necessariamente. Estamos fazendo muitas viagens familiares. Depois da pandemia, sentimos uma necessidade das pessoas de comemorarem e realizar viagens que ficaram guardadas na gaveta, viagens que sempre quiseram fazer mas nunca tiveram coragem. Além disso, boa parte do público é o festeiro. Então, celebra aniversários com eventos e viagens, incluindo aniversários de amizade.
PANROTAS - O que vocês pretendem agregar ao mercado com o evento?
PERFECTRIP - Queremos promover o fortalecimento das marcas perante ao público final. Uma ILTM é muito importante para o mercado, mas precisamos dessa presença das marcas junto ao viajante também. Nossa ideia é expandir esse evento. Registrar três vezes mais procura do que a capacidade prova que temos capacidade de aumentar o número de hoteleiros e participantes em uma próxima edição. Temos um terreno fértil para atuar.
PANROTAS - Como vocês avaliam o momento do Turismo de luxo no Brasil?
PERFECTRIP - Sentimos uma mudança significativa na forma de experiência. Turismo está passando por uma reciclagem grande. O luxo está no conforto, na experiência, e em um super atendimento. Não é mais só a cama super luxuosa, é a vivência. Luxo de forma mais confortável. As redes hoteleiras que enxergam isso, ganham maior relevância e clientes dentro do nosso portfólio. Luxo é buscar experiência além da hotelaria. Conforto e disponibilidade em estar em um lugar diferente. Nosso público e trabalho está voltado a isso. Para cada vendedor meu na Perfectrip, tenho duas pessoas voltadas a fazer experiências para esse viajante (customer experience). Esses colaboradores realizam entrevistas de até duas horas para mergulhar no perfil do cliente para poder usar os detalhes para inserir na viagem. Um dos nossos produtos é a Blind Trip, por exemplo, o viajante não escolhe o destino, só decide se é verão ou inverno e nós fazemos o resto. Ele não sabe para onde vai.
PANROTAS - O que o cliente de luxo espera ao comprar um produto, serviço, ou até uma viagem?
PERFECTRIP - Como diz o nome da nossa agência: perfeição. É um grau de responsabilidade que tivemos que assumir. Ouvimos dos clientes que estamos no caminho certo e o principal feedback positivo é o cuidado que demonstramos em todo momento da viagem. Levamos clientes até o aeroporto, por exemplo. A segurança que eles buscam está nos cuidados. Querem explorar e conhecer lugares novos, mas ter uma agência para ajudar e dar segurança. Querem uma viagem tranquila e cuidado do começo ao fim, sem precisar se preocupar com absolutamente nada. Então, o cliente de luxo espera cuidado, mimo e atendimento. E não acho que seja um excesso, é uma forma de tratar cada um unicamente.
PANROTAS - E como atender as altas expectativas deste cliente?
PERFECTRIP - Com um processo de entrega muito longo com detalhes que vão além de uma venda. Quando o cuidado é percebido, quando o viajante é bem recebido, ele volta.