Veja destaques da 6ª Conferência da Diversidade
Evento é realizado pela Câmara de Comércio e Turismo LGBT
Marina Morelli, especial para o Portal PANROTAS
O segundo dia da 6ª Conferência Internacional da Diversidade reuniu, nessa quinta-feira (25), alguns dos principais players do trade turístico brasileiro no Centro Cultural de São Paulo para um dia de palestras e conversas sobre o Turismo LGBT no Brasil.
Além de apresentações de destinos nacionais e internacionais já consolidados no mercado, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Espanha, os participantes também puderam conhecer mais sobre destinos ascendentes, redes hoteleiras e aéreas com forte trabalho em diversidade e inclusão, e assuntos de alta importância, como as Paradas de Orgulho LGBT e como impactam desde as grandes até as pequenas cidades.
Diemerson Batista, Representante de Vendas da Delta Air Lines Brasil, trouxe para a conversa a importância de trabalhar a questão da diversidade e inclusão dentro das empresas antes de focar nos consumidores. “Vamos treinar todos os colaboradores em diversidade e inclusão até o final de 2022”, anuncia Batista. Sendo a segunda companhia aérea preferida de viajantes LGBT, de acordo com pesquisa realizada com passageiros, a Delta trabalha a diversidade “de dentro para fora”, se transformando internamente para poder oferecer os melhores produtos para o segmento.
A importância do segmento LGBT para o mercado de Turismo do Rio de Janeiro
Depois de São Paulo, o Rio de Janeiro é o destino mais procurado pelo público LGBT. Erly de Jesus, assessor de Marketing da TurisRio e Setur, mostrou como o Estado do Rio de Janeiro tem trabalhado para tornar o destino ainda mais receptivo, com ações voltadas para esse público como novas paradas - Buzios Pride, por exemplo, que aconteceu em julho.
A rede TBO apresentou o Pride Holidays, seu marketplace exclusivo para a venda de experiências LGBT para os agentes de viagem. Segundo Flavia Oliveira, responsável por novos negócios na Tbo.com, a plataforma oferece produtos, pacotes específicos para o segmento, com curadoria criteriosa. “O propósito é oferecer a melhor experiência para o viajante. O objetivo é criar um ambiente seguro para o agente de viagem e a comunidade”, completa a executiva.
Flávia ainda compartilhou com os agentes presentes algumas dicas e insights de como atender com inclusão.
Uma das conversas mais esperadas da tarde reuniu Cássio Rodrigo de Oliveira - Coordenador de Políticas para LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo -, Renato Viterbo - Vice-Presidente da Parada LGBT+ de SP-, Cláudio Nascimento - Fundador e Coordenador Geral da Parada do Orgulho LGBTI+ do RJ-, e Fernando Bertozzi - Organizador da Parada Orgulho LGBT+ de Búzios - para falar sobre os eventos que se tornaram tão importantes para a comunidade e as cidades não somente para a cultura, mas também para iluminar questões como políticas públicas, segurança, empregabilidade e economia LGBT.
João Dias, Gerente de Sustentabilidade da Accor, trouxe para os participantes a história da marca com diversidade e inclusão, que teve início em 2017, quando iniciaram as conversas internas e com parceiros sobre o assunto, culminando mais recentemente em eventos na área. Trabalho tão importante que se tornou parte da empresa: com a realização de processo seletivo para profissionais trans, treinamentos de lideranças e contando com diversas parcerias com entidades e grupos em prol da diversidade, além de reconhecimentos variados no segmento. “Nosso lema é ‘Estamos sempre abertos’, e nós estamos sempre abertos à diversidade”, finaliza.
O segundo dia da 6ª Conferência Internacional da Diversidade reuniu, nessa quinta-feira (25), alguns dos principais players do trade turístico brasileiro no Centro Cultural de São Paulo para um dia de palestras e conversas sobre o Turismo LGBT no Brasil.
Além de apresentações de destinos nacionais e internacionais já consolidados no mercado, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Espanha, os participantes também puderam conhecer mais sobre destinos ascendentes, redes hoteleiras e aéreas com forte trabalho em diversidade e inclusão, e assuntos de alta importância, como as Paradas de Orgulho LGBT e como impactam desde as grandes até as pequenas cidades.
CONFIRA ALGUNS DOS DESTAQUES DA 6ª Conferência da Diversidade
PRIDE IN FLIGHT: Orgulho nas alturas
Diemerson Batista, Representante de Vendas da Delta Air Lines Brasil, trouxe para a conversa a importância de trabalhar a questão da diversidade e inclusão dentro das empresas antes de focar nos consumidores. “Vamos treinar todos os colaboradores em diversidade e inclusão até o final de 2022”, anuncia Batista. Sendo a segunda companhia aérea preferida de viajantes LGBT, de acordo com pesquisa realizada com passageiros, a Delta trabalha a diversidade “de dentro para fora”, se transformando internamente para poder oferecer os melhores produtos para o segmento.
A importância do segmento LGBT para o mercado de Turismo do Rio de Janeiro
Depois de São Paulo, o Rio de Janeiro é o destino mais procurado pelo público LGBT. Erly de Jesus, assessor de Marketing da TurisRio e Setur, mostrou como o Estado do Rio de Janeiro tem trabalhado para tornar o destino ainda mais receptivo, com ações voltadas para esse público como novas paradas - Buzios Pride, por exemplo, que aconteceu em julho.
Pride Holidays
A rede TBO apresentou o Pride Holidays, seu marketplace exclusivo para a venda de experiências LGBT para os agentes de viagem. Segundo Flavia Oliveira, responsável por novos negócios na Tbo.com, a plataforma oferece produtos, pacotes específicos para o segmento, com curadoria criteriosa. “O propósito é oferecer a melhor experiência para o viajante. O objetivo é criar um ambiente seguro para o agente de viagem e a comunidade”, completa a executiva.
Flávia ainda compartilhou com os agentes presentes algumas dicas e insights de como atender com inclusão.
A Importância das Paradas do Orgulho para o Turismo LGBT
Uma das conversas mais esperadas da tarde reuniu Cássio Rodrigo de Oliveira - Coordenador de Políticas para LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo -, Renato Viterbo - Vice-Presidente da Parada LGBT+ de SP-, Cláudio Nascimento - Fundador e Coordenador Geral da Parada do Orgulho LGBTI+ do RJ-, e Fernando Bertozzi - Organizador da Parada Orgulho LGBT+ de Búzios - para falar sobre os eventos que se tornaram tão importantes para a comunidade e as cidades não somente para a cultura, mas também para iluminar questões como políticas públicas, segurança, empregabilidade e economia LGBT.
Estratégia de Diversidade e Inclusão na Accor
João Dias, Gerente de Sustentabilidade da Accor, trouxe para os participantes a história da marca com diversidade e inclusão, que teve início em 2017, quando iniciaram as conversas internas e com parceiros sobre o assunto, culminando mais recentemente em eventos na área. Trabalho tão importante que se tornou parte da empresa: com a realização de processo seletivo para profissionais trans, treinamentos de lideranças e contando com diversas parcerias com entidades e grupos em prol da diversidade, além de reconhecimentos variados no segmento. “Nosso lema é ‘Estamos sempre abertos’, e nós estamos sempre abertos à diversidade”, finaliza.