Abrape: setor de eventos supera indústria, agronegócio e média do PIB nacional
Dados do IBGE apontam que segmento teve desempenho superior à indústria e agropecuária

O setor de eventos de cultura e entretenimento no Brasil segue em franca expansão. De acordo dados recentes da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), com base no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) das atividades de serviços ligadas ao segmento registrou alta de 5,3% em 2024.
O índice supera tanto a média do PIB nacional (3,4%) quanto os principais setores da economia, como a Indústria (1,6%) e a Agropecuária (2,2%), refletindo o impacto das políticas públicas como o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).
“O crescimento do PIB comprova a força desse mercado e a efetividade das ações implementadas nos últimos anos. Nós não apenas sobrevivemos, como nos tornamos vetores de retomada econômica com grande capacidade de geração de renda e oportunidades”
Doreni Caramori Júnior, presidente da Abrape
A geração de empregos formais também reforça o bom momento vivido pelo setor: em fevereiro de 2025, o estoque (total de vagas disponíveis em um mercado de trabalho) no core business do setor estava 66,1% acima do registrado no período pré-pandemia (2019). Já o hub setorial registrou crescimento de 25% no número de empregos formais em relação ao mesmo período.
O consumo no setor, por sua vez, acompanhou esse ritmo de expansão: em fevereiro de 2025, atingiu R$ 11,45 bilhões, o maior valor já registrado na série histórica. No acumulado de janeiro a fevereiro, o volume chegou a R$ 22,8 bilhões, um aumento de 3,1% em comparação ao mesmo período de 2024, comprovando o fortalecimento da demanda e o impacto direto do setor no cotidiano da população.