Laura Enchioglo   |   07/03/2025 15:55
Atualizada em 07/03/2025 18:29

Escritório da ONU Turismo para as Américas é inaugurado no Rio

Espaço, dedicado ao fortalecimento da atividade nas Américas e no Caribe, recebeu diversas autoridades


André Luiz Mello/MTur
Inauguração do escritório da ONU no Rio
Inauguração do escritório da ONU no Rio

O escritório regional da ONU Turismo para as Américas foi oficialmente inaugurado nesta sexta-feira (7), no Rio de Janeiro. O espaço é dedicado ao fortalecimento da atividade na região das Américas e Caribe, bem como a determinação de contribuição financeira do Brasil para a entidade.

A cerimônia de abertura dos trabalhos do escritório contou com a presença de Celso Sabino, ministro do Turismo do Brasil e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, que compartilhou a satisfação e a importância de ter um escritório regional da entidade no País.

Reprodução
Zurab Pololikashvili, secretário-geral da ONU Turismo, Celso Sabino, ministro do Turismo, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Heitor Kadri, diretor do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro
Zurab Pololikashvili, secretário-geral da ONU Turismo, Celso Sabino, ministro do Turismo, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Heitor Kadri, diretor do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro


"Este escritório podia ir para qualquer outro lugar do planeta, mas conseguimos fazer com que a ONU entendesse a necessidade que essa região do mundo tem para se desenvolver mais no setor. Enquanto muitos lugares do mundo sofrem com imigrações indesejadas ou turismo excessivo, essa região precisa e vai se desenvolver. O escritório vai permitir que as mentes mais brilhantes do turismo mundial venham para cá, para ajudar a desenvolver o turismo na América do Sul, do Norte e do Caribe"

Celso Sabino, ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo

Dani Maia, secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro, reforçou a presença da cidade no cenário internacional e comentou a importância em trabalhar com os outros países das Américas neste momento de parceria com a ONU.

"A presença da ONU Turismo por aqui é um reconhecimento da riqueza natural, cultural e histórica da cidade, reforçando nosso compromisso com um turismo inclusivo. Estamos prontos para trabalhar com os países das Américas para construir um futuro em que o turismo seja um vetor de desenvolvimento sustentável e de integração regional", disse a secretária.

Reprodução
Celso Sabino e Marcelo Freixo falaram na cerimõnia
Celso Sabino e Marcelo Freixo falaram na cerimõnia

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também marcou presença e celebrou o bom momento de estrangeiros no Brasil e a internacionalização do país com a parceria da ONU Turismo.

"Este é um momento importante não só para o Rio, mas sim para o Brasil inteiro. Vivemos no último ano números extraordinários, com recorde de estrangeiros no país. Por isso é importante ter construído essa relação com a ONU, internacionalizando o Brasil através do Rio de Janeiro"

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

O secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, celebrou a escolha do Brasil e do Rio de Janeiro em sediar o primeiro escritório da entidade nas Américas. "Nós da ONU Turismo apostamos no Brasil, porque este é um país que também é um mundo, aqui tem o que não há em outros países, cultura, tradição, natureza, carnaval, futebol, comida e muito mais. Por isso, hoje é um dia muito grande para nós".

Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ, também compareceu. "O início das atividades do escritório fortalece a integração entre os países das Américas no setor turístico. Aqui é um local de compartilhamento de experiências e boas práticas, além da criação de novas oportunidades de negócios e investimentos no Turismo", disse.

Diretor do Escritório da ONU Turismo no Rio

PANROTAS / Pedro Menezes
Heitor Kadri, Chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo e diretor do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro
Heitor Kadri, Chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo e diretor do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro

O diretor do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro será Heitor Kadri, Chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo. Na cerimônia de início das atividades do escritório, Kadri agradeceu à Celso Sabino e Zurab Pololikashvili por acreditarem no projeto.

"Celso Sabino e Zurab Pololikashvili fizeram acontecer um projeto que para muitos pareceu impossível e eu estive ao lado deles no processo, sendo agraciado com o cargo. Quero agradecer os ministros de Turismo das Américas, pois sem o apoio deles o projeto não seria possível, e as autoridades regionais do Rio de Janeiro, com quem estaremos em contato sempre", disse Heitor Kadri.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados