Beatriz Contelli   |   13/12/2024 12:39

Sebrae lança manual para estruturação de produtos de Turismo de Experiência

Objetivo do material é orientar os negócios turísticos na inovação dos serviços e gerar mais faturamento


Agência Sebrae
Renata Vescosi, do Sebrae
Renata Vescosi, do Sebrae

Para acompanhar as mudanças no comportamento dos clientes de Turismo interessados cada vez mais em programas que proporcionem momentos únicos durante viagens, o Sebrae lançou o Manual da Jornada de Atendimento para Estruturação de Produtos de Turismo de Experiência, elaborado pelo Polo voltado exclusivamente para o segmento. O lançamento ocorreu durante o Impulsiona Turismo, realizado em Brasília, nessa quarta-feira (11).

O material possui orientações de atuação para gestores, consultores e colaboradores junto aos pequenos negócios, com o objetivo de aproveitar a demanda e gerar mais faturamento, além de trazer mais competitividade e profissionalização dos serviços turísticos.

Baixe o material aqui.

A Jornada é resultado da análise do mercado turístico – por meio dos estudos existentes e entrevistas com especialistas – e permite uma abordagem mais integrada entre as diferentes realidades do País, mantendo o foco nos conceitos de economia da experiência e inovação dos serviços. Ela está dividida em seis etapas:

  • identificação do perfil do negócio;
  • análise da integração oferta e mercado;
  • desenho do produto de turismo de experiência;
  • validação do produto de turismo de experiência;
  • acesso ao mercado;
  • e avaliação contínua.


No entanto, o manual pode ser adaptado ao estágio de desenvolvimento do empreendimento. A gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescosi, ressalta que o objetivo é estruturar uma forma de atuação para agregar valor ao trabalho que os consultores e Agentes de Roteiro de Turismo (ART) fazem na ponta, junto ao público. “Esse material é muito versátil, porque ao mesmo tempo que ele traz uma orientação para o Sistema Sebrae, traz orientações para o próprio empreendedor. É uma forma de conseguimos direcionar o atendimento nos territórios.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados