Filip Calixto   |   12/11/2024 11:59

Ministro diz que trabalhará o triplo em caso de corte de orçamento do Turismo

Ministro também afirmou que sua meta é fazer com que o Turismo corresponda a 10% do PIB nacional

PANROTAS/Marluce Balbino
Celso Sabino, ministro do Turismo
Celso Sabino, ministro do Turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), afirmou que aceitaria eventuais cortes no orçamento de sua pasta, caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decida realizar um ajuste fiscal. Sabino destacou, em entrevista ao Poder 360, que, se houver uma readequação, seu trabalho será intensificado.

"Se houver cortes no Turismo, vou trabalhar o triplo e chamar toda a minha equipe para trabalhar mais ainda"

Celso Sabino, em entrevista ao Poder360

Sabino considera os ajustes orçamentários como parte da gestão pública, mencionando que cortes no orçamento são comuns no segundo semestre, mas frequentemente seguidos pelo aumento da arrecadação. "É tradição. Os bloqueios vão sendo recompostos", afirmou na mesma entrevista.

A declaração do ministro Sabino chamou a atenção pois contrasta com a postura de outros ministros sobre o tema. Carlos Lupi, que chefia a pasta da Previdência afirmou que deixaria o governo se houvesse cortes de direitos, enquanto Luiz Marinho, do Ministério do Trabalho, e e Wellington Dias, da pasta da Assistência Social, demonstraram posições contrárias a cortes em suas áreas.

Setor aéreo e impacto no Turismo

Além do tema orçamento, o líder do MTur deu algumas declarações sobre o setor aéreo. Nesse quesito, o ministro afirmou que há um aumento de 12% na oferta de assentos para a próxima temporada, refletindo o crescimento do setor nos últimos meses.

"É um avanço relevante para um setor que vem crescendo e coloca o Brasil na quarta posição mundial como maior hub de aviação civil, atrás dos Estados Unidos, China e Japão", afirmou.

Meta de crescimento do Turismo no Brasil

Sabino também reiterou ao Poder360 a meta de fazer o Turismo alcançar 10% do PIB nacional. Em 2023, o setor representou 7,8% e, neste ano, já registra 8%.

Além disso, segundo ele, este ano, o Brasil já superou a média anual de 6 milhões de turistas estrangeiros e espera fechar 2024 com um recorde de 7 milhões de visitantes, superando o número de 2018, quando o país recebeu 6,8 milhões de turistas.

Em termos de receita, o gasto dos turistas estrangeiros já alcançou R$ 30 bilhões até setembro, próximo ao recorde do ano passado.

"Queremos dobrar o número de turistas até 2027, chegando a 10 milhões de visitantes estrangeiros"

Celso Sabino, ministro do Turismo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados