Luiz Felipe Simões   |   01/11/2024 08:31

Índice de Confiança de Serviços avança impulsionado por bares e restaurantes

Além da recuperação, há expectativa positiva no setor de alimentação fora do lar para os próximos meses

Unsplash
O ICS mede a percepção dos empresários sobre o cenário atual e as expectativas para os próximos meses
O ICS mede a percepção dos empresários sobre o cenário atual e as expectativas para os próximos meses

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou em outubro, um avanço de 1,4 ponto em relação a setembro, alcançando a marca dos 95,2 pontos. Esse resultado marca o maior patamar em sete meses e reflete uma tendência de recuperação no setor de serviços, com impactos positivos especialmente na área de alimentação fora do lar.

O ICS mede a percepção dos empresários sobre o cenário atual e as expectativas para os próximos meses, considerando aspectos como demanda, faturamento e investimentos no setor. Uma pontuação abaixo de 100 indica pessimismo, enquanto valores acima desse nível sugerem otimismo. O indice é composto por dois indicadores principais: o Índice da Situação Atual (ISA-S), que avalia a percepção dos empresários sobre o momento presente, e o Índice de Expectativas (IE-S), que mede as projeções para os próximos meses.

Em outubro, o ISA-S teve um avanço de 0,7 ponto, chegando a 94,5 pontos, enquanto o IE-S apresentou um crescimento de 1,9 ponto, alcançando 96,1 pontos. Esses números indicam uma melhora tanto na avaliação do presente quanto nas expectativas futuras dos empresários.

De acordo com o economista da FGV, Stéfano Pacini, a melhora da confiança em outubro reflete a percepção dos empresários sobre a recuperação gradual da demanda e uma expectativa mais positiva para o futuro próximo. "O crescimento dos gastos das famílias, ainda que moderado, tem sido um dos principais fatores para esse avanço", informa.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, destacou a importância desse crescimento para o setor de alimentação fora do lar. “O avanço no ICS é um reflexo de um cenário econômico mais favorável e de uma retomada no consumo. Com o aumento da confiança dos empresários, vemos um crescimento na intenção de investimentos e, consequentemente, na abertura de novas empresas no setor”, afirmou Solmucci.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados