MTur participa da BTM 2024 com rodada de experiência e foco na regionalização
Secretária nacional de Políticas de Turismo do MTur, Cristiane Sampaio, representou Celso Sabino na feira
FORTALEZA — A BTM 2024 contou com uma participação ativa do Ministério do Turismo. A programação incluiu o I Seminário Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo e a Rodada de Experiências das Instâncias de Governança Regional (IGRs). Essas iniciativas visam fortalecer a regionalização e o desenvolvimento sustentável do Turismo no Brasil.
O Seminário Nacional fortalece a colaboração entre os diferentes níveis de governo, com ênfase na implementação da Política Pública de Turismo, através do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Na abertura, a secretária nacional de Políticas de Turismo do MTur, Cristiane Sampaio, destacou a importância da cooperação entre Estados, municípios e as RGIs para a construção de um Turismo mais inclusivo e sustentável.
“Gostaria de destacar a importância da capilaridade que só as IGRs conseguem realizar, porque o Ministério e os Estados, sozinhos, não conseguem chegar aonde as IGRs chegam. Não conseguimos ter o retorno que vocês têm, do que é a necessidade, do que está realmente faltando, de como potencializar e como promover. Por isso, queremos fortalecer, cada vez mais, a regionalização”, finalizou.
A Nova Lei Geral do Turismo e o Plano Nacional do Turismo 2024-2027, que visam promover o desenvolvimento econômico e social das regiões turísticas brasileiras, tiveram destaque no evento. A abertura do Programa de Regionalização na plataforma Transfere Gov foi anunciada como um passo estratégico para permitir que os Estados apresentem suas propostas de desenvolvimento turístico, transferindo um repasse direto de recursos aos IGRs a partir de 2025.
Rodada de experiências
A Rodada de Experiências, também realizada durante a BTM, destacou iniciativas de diversos Estados. Com palestras e uma vitrine de produtos regionais, o momento proporcionou um espaço de troca de conhecimentos e fortalecimento das políticas de regionalização.
A secretária nacional reforçou o papel dos IGRs como peças fundamentais na construção de um Turismo regionalizado e fortalecido, ressaltando o compromisso do MTur em manter a proximidade com os gestores estaduais e regionais para o desenvolvimento do setor.
A presença do Ministério do Turismo no BTM 2024 reforça o compromisso do Governo Federal em contribuir para a regionalização do Turismo e fomentar a troca de experiências entre as diferentes regiões do País. O objetivo é reforçar o papel estratégico da atividade para o desenvolvimento econômico brasileiro, buscando integrar as políticas públicas em prol de um setor mais robusto e alinhado às necessidades locais.