Filip Calixto   |   30/10/2024 18:20

MTur inicia contratação de portais de acesso ao Parque dos Lençóis Maranhenses

Edital é realizado em parceria com o ICMBio e a UNESCO. Prazo para envio das propostas é até 7 de novembro

Divulgação/Maranhão
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses terá uma nova plataforma de acesso ao complexo
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses terá uma nova plataforma de acesso ao complexo

Já está publicado o edital de chamamento para a contratação de empresa especializada em engenharia e arquitetura com o objetivo de desenvolver projetos técnicos de novos portais de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O objetivo é melhorar a experiência turística, ampliando a comunicação visual do mais novo Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. As propostas deverão ser submetidas até 7 de novembro de 2024, por meio da plataforma de licitações da UNESCO.

Para acessar o edital completo, clique AQUI.

O objetivo do Ministério do Turismo, em colaboração com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a UNESCO, é criar quatro portais, estrategicamente localizados para facilitar o controle de entrada e melhor orientação dos turistas.

“O título de Patrimônio Mundial conferido ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ressalta sua relevância não só para o Brasil. Nossa parceria com o ICMBio na criação desses portais reforça o compromisso do Brasil com a proteção e gestão sustentável desse cenário único"

Ministro do Turismo, Celso Sabino

A estruturação prevê bilheteria, controle de acesso, banheiros e depósitos, divididos em dois modelos específicos. As entradas principais, em Barreirinhas e Santo Amaro, receberão portais de maior porte para atender ao alto fluxo de turistas, enquanto as entradas secundárias, em Primeira Cruz e Atins, terão estruturas mais simplificadas, garantindo funcionalidade e controle.

Com cerca de 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma importante unidade de conservação, localizada na transição entre os biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia, oferecendo paisagens deslumbrantes de dunas e lagos naturais que promovem a contemplação da natureza e da vida selvagem.

Mobilidade

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses também terá investimentos para melhorar a mobilidade. Outro edital lançado pelo Ministério do Turismo, com o apoio do ICMBio e a UNESCO, envolve a realização de estudos e projetos voltados ao adequado trânsito de turistas no local, a partir do mapeamento de trilhas e vias destinadas a uso motorizado e outros modais, como trekking e ciclismo.

A ação também engloba a delimitação de áreas de estacionamento, além de um projeto de sinalização. Empresas interessadas devem submeter propostas até 25 de novembro de 2024, por meio da plataforma de licitações da Unesco. (Acesse AQUI o edital).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados