Fundtur-MS contrata Embratur para campanha cooperada na Europa
Por meio do acordo, agência fará a promoção dos destinos do Estado em cooperação com operadores europeus
A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) assinou na última sexta-feira (27), durante a Abav Expo 2024, uma carta de aceite assumindo o compromisso de firmar parceria com a Embratur para fazer a promoção dos destinos do Estado em cooperação com operadores de Turismo da Europa.
Trata-se de um projeto piloto com base na Lei 14.901/2024, que autoriza órgãos públicos a contratarem a Agência de forma direta. A partir da contratação, a divulgação das cidades turísticas sul-mato-grossenses acontecerá na Europa entre 2024 e 2025.
A Embratur prestará os serviços de inteligência de mercado, planejamento, execução, coordenação das ações e ativações de promoção internacional, que serão realizadas em cooperação com operadoras da Europa.
Uma vantagem das ações de promoção internacional cooperadas é a possibilidade de medição de resultados, que inclui análise de desempenho de vendas, performance de alcance, avaliação do impacto na percepção do destino e outros indicadores. Isso ajuda a ajustar estratégias para garantir o melhor retorno do investimento.
A solenidade de assinatura da carta de aceite pela Fundtur-MS aconteceu em Brasília com a presença do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis.
O presidente da Agência, Marcelo Freixo, comemorou a oficialização do projeto piloto. “Esse vai ser o primeiro contrato que realizamos diretamente com um Estado para promover uma campanha cooperada. Tem tudo para dar certo, e ampliar a chegada de estrangeiros nos destinos turísticos do Estado, que agora estarão na vitrine das principais operadoras de turismo da Europa”.
O presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, também demonstrou empolgação com o acordo. “Estamos bem felizes de fazer essa parceria com a Embratur. A gente só está consolidando, concretizando de maneira formal, uma parceria que já vem acontecendo há quase dois anos, com a nova gestão. Desde que o Freixo assumiu, estamos presentes nos principais mercados, junto com a Embratur, e a Agência apoiando as ações do Mato Grosso do Sul no mercado de ecoturismo, acompanhando um trabalho que a gente já vinha fazendo anteriormente. Então, a gente está feliz de ter a Embratur como parceira, ajudando a auxiliar e fortalecer as nossas ações de promoção na Europa e depois outros mercados, porque a expectativa é que essa seja uma parceria de longo prazo, e que com isso a gente consiga fortalecer ainda mais a imagem do MS, junto com a imagem do Brasil”, afirmou.
Marcelo Freixo destacou a importância de a Embratur começar a oferecer novos serviços para os destinos brasileiros, via contratação direta. “Esse é um projeto piloto do que será uma política permanente de parceria com os governos de Estado e municípios. A Embratur, um serviço social sem fins lucrativos, começa a colocar sua expertise de promoção a serviço dos destinos”, observou.