Filip Calixto   |   04/09/2024 09:28

América Latina inaugura Observatório de Turismo em Montevidéu

Nova unidade colaborará com o escritório da ONU Turismo no Brasil para harmonizar legislações do setor

Divulgação/Leo Correa/Mintur Uruguai
Cerimônia no Uruguai marcou a inauguração do 1º Observatório de Direito em Turismo da América Latina e Caribe
Cerimônia no Uruguai marcou a inauguração do 1º Observatório de Direito em Turismo da América Latina e Caribe

A partir desta terça-feira (3), a América Latina e o Caribe contam com o primeiro Observatório de Direito em Turismo, instalado em Montevidéu, no Uruguai. A iniciativa visa compilar e promover as legislações vigentes no setor turístico nos países da região, além de fomentar as melhores práticas, especialmente no que tange aos direitos dos consumidores.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e do presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, além do ministro do Turismo do Uruguai, Eduardo Sanguinetti, entre outras autoridades.

O novo Observatório tem como objetivo estabelecer um marco jurídico mais harmônico e atualizado, reduzindo as disparidades entre as regulamentações dos diferentes países. A criação da unidade foi aprovada durante a Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), realizada em 2023 no Uzbequistão.

"A oficina temática no Uruguai trabalhará em conjunto com o escritório da ONU Turismo para as Américas e Caribe, localizado no Rio de Janeiro, com a missão de desenvolver o setor de forma coordenada na região. Queremos fazer um benchmarking das legislações e avaliar como os marcos regulatórios de um país podem beneficiar outros. A coordenação e unificação são nossas forças"

afirmou o ministro Celso Sabino durante o evento

O Uruguai se destaca na implementação do Código Internacional de Proteção de Turistas, um conjunto de princípios e recomendações para garantir os direitos dos viajantes em situações adversas. O Brasil aderiu ao código no último ano.

Crescimento do turismo uruguaio no Brasil

Entre janeiro e julho de 2024, 249 mil uruguaios visitaram o Brasil. Em 2023, o número foi de 334,7 mil, consolidando o Uruguai como o quinto maior emissor de turistas para o Brasil.

Os dados do Ministério do Turismo apontam que as viagens de sol e praia são a opção número um para os uruguaios. Os destinos mais procurados são:

  • Rio de Janeiro
  • Búzios
  • Florianópolis
  • Porto de Galinhas
  • Natal

Outras opções populares incluem Gramado, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú, cidades históricas de Minas Gerais, Jericoacoara e o Pantanal.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados