Recomposição orçamentária: MTur já avança em recursos para promoção
Fontes de recursos bem encaminhadas preparam o MTur para uma nova fase: ajudar na promoção dos destinos
Recomposição orçamentária. Essa é a palavra de ordem dentro do Ministério do Turismo desde que Celso Sabino assumiu o comando da pasta. Embora no começo tenha sido difícil, as fontes de recursos estão hoje muito bem encaminhadas, o que prepara o MTur para uma nova fase: ajudar os estados na promoção dos destinos.
É o que disse Cristiane Leal Sampaio, secretária nacional de Políticas de Turismo substituta do MTur, em reunião do Fornatur realizada neste sábado (10), em meio ao Salão Nacional do Turismo.
"Realizamos um trabalho árduo de recomposição do orçamento e estamos buscando mais recursos. Tivemos grandes avanços na indicação de várias emendas, um trabalho muito interessante, com apoio do Congresso Nacional às pautas do Turismo. Tivemos uma boa recomposição das emendas parlamentares, que foram, em sua grande maioria, utilizadas para ações de infraestrutura turística"
Cristiane Leal Sampaio, secretária nacional de Políticas de Turismo substituta do MTur
Ela lembra da aprovação dos 30% dos recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac) - que arrecadará só neste ano cerca de R$ 700 milhões - para serem utilizados no fomento ao Turismo. No entanto, ainda é um desafio colocar este montante dentro do orçamento. E tem mais recursos chegando, neste caso, das bets, que já virou lei e agora aguarda uma regulamentação por parte do Governo Federal.
"Temos excelentes perspectivas relacionadas ao incremento do orçamento do Ministério do Turismo para que assim consigamos destinar recursos para a promoção dos destinos. Temos ainda um acordo de cooperação técnica com Sesc/Senac para apoio a eventos. São estratégias para viabilizar a promoção de cada estado no Brasil e no exterior"
Cristiane Leal Sampaio, secretária nacional de Políticas de Turismo substituta do MTur