Filip Calixto   |   06/08/2024 13:50
Atualizada em 06/08/2024 14:04

Geração Alfa guarda dinheiro para comprar iPhone e viajar, revela pesquisa

10% dos usuários da plataforma com até 15 anos poupa para pagar viagens

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Eletrônicos, estudos e viagens são os principais objetivos das economias de crianças e adolescentes de até 15 anos
Eletrônicos, estudos e viagens são os principais objetivos das economias de crianças e adolescentes de até 15 anos

Um levantamento do PicPay destacou as principais motivações financeiras de crianças e adolescentes de até 15 anos (geração Alfa, nascida depois de 2010), revelando que as viagens, ao lado dos eletrônicos e dos estudos, são os principais objetivos de suas economias.

A análise da ferramenta Cofrinhos, usada para guardar dinheiro no aplicativo, também mostrou a influência dos pais no hábito de poupar, com contas conectadas aos responsáveis recebendo investimentos três vezes maiores.

De acordo com o estudo, as viagens são uma meta importante para esse público, com 10% das economias destinadas a passeios variados, desde viagens à praia até destinos internacionais como a Disney.

Como primeiro objetivo, no entanto, 27% dos jovens poupam para adquirir dispositivos eletrônicos, como iPhones, computadores, tablets e notebooks. A educação é a segunda maior motivação, representando 18,5% das economias, focadas em faculdade, intercâmbio, formatura, cursos e materiais escolares.

Outros objetivos incluem a compra do primeiro carro ou moto, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), festas de aniversário, itens de moda e produtos relacionados a games.

Divulgação/PicPay
Pedro Romero, diretor de Wallet e Banking do PicPay
Pedro Romero, diretor de Wallet e Banking do PicPay

Além dos objetivos específicos, 34% das economias são destinadas a "só para guardar" e 8% servem como reserva de emergência.

"Os Cofrinhos são uma excelente maneira de ajudar as crianças a alcançarem seus objetivos de forma tangível e específica. Apenas um mês após o lançamento da conta para menores no PicPay, 23% dos jovens usuários já criaram pelo menos um. Eles personalizam mais suas economias, criando metas mais concretas que os adultos. Isso facilita o entendimento do valor do dinheiro e torna o processo de economizar mais divertido e motivador", afirma o diretor de Wallet e Banking do PicPay, Pedro Romero.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados