Pedro Menezes   |   14/08/2024 09:18

Embratur lança programa de aceleração de startups focadas no Turismo

O programa visa fomentar práticas de ESG em micro e pequenas empresas


PANROTAS / Emerson Souza
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur

O Parque Tecnológico da UFRJ, a EmbraturLAB e o Sebrae lançam, neste Rio Innovation Week 2024, o Pré-AceleraTUR, programa de aceleração de startups voltado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuam para conferir maior sustentabilidade aos serviços do turismo.

O programa visa fomentar práticas de ESG (ambiental, social e governança) em micro e pequenas empresas (MPEs) do setor de turismo. Serão selecionadas ideias inovadoras que estimulem a sustentabilidade e a responsabilidade social dentro dos pilares fundamentais do turismo: comer, visitar, comprar e dormir.

As inscrições vão até o dia 15 de setembro de 2024, e as empresas de base tecnológica precisam oferecer soluções para o setor de turismo em fase de pré-aceleração, ou seja, que ainda não estejam desenvolvidas. Também serão aceitas soluções já implementadas para outros setores, que necessitam de adaptação para o setor.

Serão selecionadas seis empresas de tecnologia para participar do projeto. Durante a fase de pré-aceleração, terão acesso a seminários e balcões temáticos, mentorias, revisões com os pares, bate-papo com empreendedores, aproximação com investidores, networking estratégico e outras vantagens. Esta etapa começará em outubro e terá uma duração de seis meses.

Na fase seguinte, serão selecionadas as três melhores soluções desenvolvidas pelas startups para que sejam submetidas à prova de conceito: a experimentação da ferramenta na prática. Para tirar os projetos do papel, cada empresa receberá o investimento de R$ 70 mil. Essa etapa será realizada entre março e junho de 2025.

“A agenda da sustentabilidade no setor privado é estruturada nas práticas de ESG, que estão mais disseminadas nas grandes empresas. Contudo, 95% das empresas que atuam no turismo são micro e pequenas empresas, que têm maior dificuldade em ter acesso a ferramentas e consultorias para realizar essa transição de modelo de negócio. Foi diante deste cenário que a Embratur se uniu à UFRJ e ao Sebrae nesse projeto”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados